segunda-feira, 30 de novembro de 2015

FALECIMENTO: Morre em Belém, aos 64 anos, o desportista Guara Lacerda

Faleceu neste domingo (29/11), em Belém do Pará, Guaracy Rodrigues Lacerda, macapaense, nascido em 18 de novembro de 1951, filho do seu José de Sousa Lacerda e dona Hosana Rodrigues Lacerda.
Guara, fazia tratamento contra o Diabetes, em uma casa de saúde da capital paraense.
Guara Lacerda, como era conhecido, estudou na extinta Escola Paroquial São José, no Ginásio de Macapá e no Colégio Amapaense. Era professor de educação física, formado pela Escola Superior de Educação Física do Pará.
Desde pequeno começou a treinar futebol de campo no Juventus, mas, como era muito novo, não pode jogar pelo extinto clube. 
A Associação Esportiva e Recreativa São José foi o primeiro clube a abrir as portas para o atleta. 
Guara era um craque no futebol que também jogava, muito bem, outras modalidades esportivas, como: voleibol, basquetebol, handebol e futsal.
Em 1969, foi disputar o campeonato brasileiro pela Seleção Amapaense em São Paulo, quando voltou da competição, o Esporte Clube Macapá, o convidou para disputar as competições pelo clube. Com o convite aceito, Guara jogou por mais de 15 anos como centroavante do “Azulino da Avenida FAB”.
Guara começou sua carreira futebolística como ponta esquerda, porém devido a sua impulsão, o então técnico do Macapá propôs em colocá-lo como centroavante. E a proposta deu certo, pois Guara foi o atacante que mais balançou a rede por cinco anos.
Guara Lacerda foi um dos atletas mais importantes do azulino, devido ao seu sucesso em todas as modalidades que o clube tinha time disputando.
Depois de uma década e meia no Esporte Clube Macapá, Guara decide encerrar a sua carreira e assume a função de técnico de futebol, sendo por alguns momentos o treinador do  clube.
Guara trabalhou como professor de educação física em várias escolas tradicionais do Amapá, como: Azevedo Costa, Ginásio de Macapá (Antônio Cordeiro Pontes), Colégio Comercial de Macapá (Gabriel de Almeida Café), entre outras.
Foi ainda árbitro de voleibol, basquetebol, handebol e treinador dessas modalidades no Ginásio Avertino Ramos.
Também dirigiu a Coordenadoria de Desporto e Lazer (CEDEL), atual Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel).
Apresentamos nossas condolências à família.

Fonte: Com informações de Alcinéa Cavalcante e do Blog Café & Cia


Atualização: O Velório de Guara Lacerda será na Capela Mortuária Santa Rita, a partir das 19h.
O sepultamento ocorrerá às 10h30m, desta terça-feira, (01/12), no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Centro. 
Informação da amiga e memorialista Maria dos Anjos Miguel.

(Última atualização em 30/11, às 13h)


Nota do Blog: Mudança de última hora - O velório de Guara Lacerda foi realizado na Capela Santa Maria, na Hamilton Silva, quase esquina com Mendonça Furtado. Informação do amigo Geraldo "Gudi" Ramos.
(Última atualização em 05/12, às 14h)

Um comentário:

  1. Meu amigo Guara, volto ao ano de 1967 quando tínhamos a satisfação de participar garbosamente do 7 de setembro pelo Ginásio de Macapá, fico triste, pois, foi chamado pelo nosso criador ainda cedo; este e muitos outros amigos estão na história do nosso Amapá.

    ResponderExcluir

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...