sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Foto Memória de Macapá: Política Partidária

Nossa Foto Memória de hoje vem do arquivo pessoal do desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos.
A trajetória de vida dele é contada em matéria publicada na edição nº 11, de outubro de 2015, da Revista Diário, com texto de Douglas Lima – Editor Chefe daquele periódico.
Entre as fotos que ilustram a matéria, encontramos esse registro fotográfico de meado dos anos 60, onde vemos...
...o jovem Luiz Carlos, como militante político, usando da palavra por ocasião do lançamento das candidaturas do Cabo Alfredo e do professor João Lourenço da Silva, deputados federais, contra o ex-governador Janary Nunes. 
Estão à mesa o General Luiz Mendes da Silva e sua esposa D. Iná; Sr. Elfredo Távora Gonçalves; uma senhora não identificada; Cabo Alfredo Oliveira; prof. João Lourenço da Silva; Sr. Araguarino Mont’Alverne, tendo ao lado – ao que parece – o Sr. Amaury Farias; a última pessoa não foi reconhecida. Observa-se ao fundo, a imagem do radialista Carlos Luiz Côrte (Baião Caçula), ao lado da aparelhagem de som da Rádio Difusora de Macapá.
Dr. Luiz Carlos
(Arq.Pessoal)
Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos:  “Ele venceu por esforço próprio. De criança pobre da periferia de Belém do Pará, foi para o Amapá aos quatro anos de idade como filho de uma doméstica e do capataz de uma fazenda no interior do então território federal, mais precisamente no Araguari, no município de Amapá. Luiz Carlos, quando criança, aprendeu a amar o campo, tanto que depois de se projetar profissional, financeira e socialmente, adquiriu uma pequena fazenda na mesma região do Araguari, onde hoje cria búfalos. Mesmo antes de cursar direito já se dedicava aos estudos jurídicos. Foi rábula na Comarca de Amapá, na década de 60, face a ausência de profissionais, naquela época. Terminou aposentando-se no exercício do maior cargo da magistratura amapaense - Presidente do Tribunal de Justiça.”  (Douglas Lima)
Fonte: Revista Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...