quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Foto Memória Turística do Amapá: Rosa da Fonseca, em Santana - Sócios do Saci Clube foram guias

A Foto-Memória Turística de hoje, foi compartilhada com o blog Porta-Retrato, pelo professor Carlos Nilson Costa.
Foto: Reprodução(Carlos Nilson Costa)
Sócios do Saci Clube de Macapá, Guias Turísticos por um dia.
Em pé da esq. p/dir. Augusto Xavier, George Paraibinha, Lucinha Sodré, Mª Façanha, Graça Viana, Rúbia Souza, Iracema Cardoso, Ronele, Izabel Coutinho, Maricá, Cassim e um turista.
No mesmo sentido, agachados: Felipe Gillet, Teodorico Chagas, Maurício Bandeira, Carlos Nilson, Roberto Bandeira e  Agostinho Alencar.

O primeiro navio com rota turística em Macapá, na década de 60, foi o Rosa da Fonseca, quando os sócios do Saci Clube foram os guias.
O transatlântico atracou no cais da ICOMI, na manhã do dia 21 de janeiro de 1964, tendo a bordo cerca de 450 turistas de diversas nacionalidades.
Promovido pela Touring Clube do Brasil, no roteiro do XXVI Cruzeiro Turístico, o Porto de Santana recebeu carinhosamente os turistas oriundos da Europa e parte da América do Norte.
Os visitantes estrangeiros passaram o dia inteiro conhecendo alguns pontos pitorescos de Santana, como as estruturas habitacionais e administrativas da Vila Amazonas (cinema, supermercado, sede esportiva e hospital), assim como a área portuária e industrial da ICOMI em Santana, na qual tiveram conhecimento da importância socioeconômica da mineradora no Amapá.
Em passeio pela capital amapaense, os passageiros visitaram a histórica Fortaleza de São José de Macapá, conheceram algumas obras desenvolvidas pelo Governo Territorial na cidade (construção de escolas e reformas de prédios públicos) e fotografaram o marco zero do Equador, levando como lembranças de que estiveram no meio do mundo.
Por volta das 21 horas do mesmo dia (21), os visitantes retornaram para o transatlântico Rosa da Fonseca, onde continuaram sua excursão pelo resto da região amazônica, após considerarem, assim, inaugurada a era do turismo no Amapá. Os turistas não esconderam sua satisfação pelos esforços empregados pelos organizadores, para proporcionar-lhes a melhor estadia possível no então Território Federal do Amapá.
Segundo a Comissão Territorial da Legião Brasileira de Assistência (LBA), os turistas do Rosa da Fonseca deixaram mais de um milhão de cruzeiros (cerca de R$ 10 mil) em rendas que foram coletadas por compras feitas de decorações, lembretes, filmes fotográficos e serviços extras.   (Informações de Emanoel Jordânio – Editor do blog Memorial Santanense).

(Reprodução)
Busto de Rosa da Fonseca.
Quem foi Rosa da Fonseca? - Filha de Antônia Maria de Barros e José de Carvalho Pedrosa, Rosa Maria Paulina de Barros Cavalcante nasceu no dia 18 de setembro de 1802, na localidade do Sítio Oiteiro, no Povoado Riacho Velho da antiga capital de Alagoas, atual município de Marechal Deodoro.

A união de Rosa Maria Paulina com Manuel Mendes da Fonseca, não era vista com bons olhos pela família Fonseca por sua origem pobre, descendente de índios e escravos. Vencendo os obstáculos da aristocracia da época, Rosa da Fonseca e Manuel Mendes casaram-se em setembro de 1824 e deram início à formação de uma das mais importantes linhagens militares do país entre eles o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca,1º Presidente do Brasil.
Sempre se mostrando orgulhosa por ser a matriarca de uma família de importantes combatentes na guerra pela soberania brasileira, Rosa da Fonseca não se deixou abater com a morte de três dos seus sete filhos. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de julho de 1873, onde foi sepultada no cemitério de São Francisco Xavier. Em 20 de agosto de 1979, em cerimonial fúnebre, com a presença de militares e cerca de 40 descendentes do fundador da República, Marechal Deodoro da Fonseca, foram transladados os restos mortais de Rosa da Fonseca para o túmulo monumental de Deodoro, no já citado cemitério de São Francisco Xavier. A lápide do antigo túmulo de Rosa da Fonseca encontra-se na Casa de Deodoro, em Marechal Deodoro, para visitação pública. (Wikialagoas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...