quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Foto Memória do Comércio Amapaense: Casa "Santa Maria"

A história do desenvolvimento das grandes cidades, é perpetuada através de pontos ou locais de referência, que servem de elo com suas origens e tradições, revividas na memória de seus antigos moradores.
Um exemplo disso em Macapá, foi a “Casa Santa Maria”, de propriedade do comerciante Eurico Pinheiro de Vilhena, que ficava localizada na esquina da rua José Serafim, atual Tiradentes, com a Avenida Feliciano Coelho, na época, tornou-se um dos principais pontos comerciais da cidade.
O Pioneiro Eurico Pinheiro de Vilhena, nascido em Anajás (PA), em 1910, chegou a Macapá no ano de 1959, com esposa e oito filhos, para trabalhar na área do comércio varejista, adquirindo o ponto comercial, Armazem Nely, de propriedade do Sr. Raimundo Nely de Matos, surgindo assim, em Macapá, a “Casa Santa Maria” (foto acima). 
Com a ampliação do comércio, o Sr. Eurico Vilhena, contruiu um novo empreendimento para os ramos de armarinhos, gêneros alimentícios e bar. 
Como podemos observar na foto abaixo, uma parte superior, serviu de residência da família.
Este empreendimento passou a ser referência, na cidade, como marco de divisão entre os bairros comercial e Trem, conhecido como a "curva da Santa Maria".
Muito contribuiu para o sucesso daquela casa comercial o Sr. Ruy Nascimento Lima (1936-1985), o braço direito do dono do comércio, que acabou assumindo diversas funções no empreendimento e se tornaria genro do Seu Eurico.
(Casa de Eurico Vilhena Filho - Foto: Reprodução / Google)
Naquele espaço da “curva do Santa Maria” ainda “resiste” uma casa, que era habitada por Eurico Pinheiro de Vilhena Filho, seu descendente caçula. Ao lado, apenas um terreno vazio.
Sr. Eurico Pinheiro de Vilhena faleceu em 1980.
Eurico Pinheiro de Vilhena Filho, faleceu em 17/06/2018, no Hospital São Camilo, onde estava internado há algum tempo. 
Texto: Da professora Ana Maria Vilhena Vieira devidamente adaptado para o Porta-Retrato Macapá. Ana é filha de Seu Eurico Vilhena e mãe do professor Clécio Luís Vilhena Vieira, atual Prefeito Municipal de Macapá.
(Última atualização em 17/06/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...