segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Foto Memória de Macapá: Pe. Arcângelo Cérqua, benze equipamentos da RADIONAL MACAPÁ

Pe. Arcângelo Cérqua, então vigário de Macapá, dá a bênção aos equipamentos e instalações da estação da RADIONAL MACAPÁ.
A RADIONAL, foi a primeira estação de telecomunicações do Território Federal do Amapá, criada no Governo Janary Nunes.
Era uma estação radiotelegráfica, que permitia comunicação à distância por meio de rádio frequência, tanto por telégrafo (código morse) como ligações via telefone, com bastante interferências e qualidade bastante precária.
Os equipamentos foram montados em uma das casas construídas pelo Governo do antigo Território do Amapá para os funcionários da Administração Territorial, na Av. Mendonca Furtado canto com a Rua General Rondon, que depois foi repassado para a FUNAI, no Centro de Macapá.
O Desenhista Diniz Botelho - filho do professor Diniz Botelho, Secretário do Colégio Amapaense - que residia bem ao lado, lembra que no quintal da Radional haviam duas pequenas casas, uma era a de força/luz e a outra armazenava o combustível. Tinha, também, uma caixa d'agua com cisterna.
Neste raro registro fotográfico dos anos 60, vemos 3 antigos servidores - Manoel Baleeiro, Lourenço e Remy Barros - funcionários dá área técnico-operacional da antiga RADIONAL.
Remy do Rego Barros, que trabalhava na Radional de Belém, no bairro da Estrada Nova, foi transferido para Radional em Macapá, onde foi o gerente da área técnica.
A Radional em Macapá, funcionou de 1951 até 1964, quando foi desativada pelo governo militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto Memória de Macapá: Pioneiros de Macapá

Trazemos para o Porta-Retrato foto compartilhada pelo amigo Luiz Pessoa, com imagens de um evento social e esportivo, no início dos anos...