sábado, 22 de outubro de 2016

Foto Memória da Saúde do Amapá: Pioneiros da Saúde do Amapá

O registro fotográfico de hoje, data de 1950, e constitui-se numa raridade histórica para o Amapá.
É uma inestimável colaboração do amigo Waldemar Marinho.
Waldemar é exímio profissional da arte fotográfica do Amapá, sobrinho do fotógrafo pioneiro Osmar Nery Marinho, primo do jornalista Ernani Marinho, sobrinho do Poeta e Redator Artur Nery Marinho, e, faz parte do Memorial Amapá, com discreta participação.
O Crédito da Foto Memória da Saúde do Amapá é do saudoso Osmar Nery Marinho, fundador do Foto Marinho, que funcionava no Bairro do Trem.
Imagens dos primeiros servidores e colaboradores do ex-Território Federal do Amapá, que exerciam suas atividades profissionais e sociais, nos anos 50, no antigo Hospital Geral de Macapá, atual Hospital de Clínicas Médicas “Dr. Alberto da Silva Lima”, na capital do Estado do Amapá.
São médicos, religiosas, enfermeiros, e diversos outros profissionais que colaboravam diretamente com o funcionamento daquela casa de saúde. Estão todos posicionados nos degraus da entrada principal daquele nosocômio.
No degrau de baixo, conseguimos identificar a partir da esquerda: Dr. Alberto Lima, uma religiosa, uma servidora, Irmã Bernadeth, Dr. Mário de Medeiros Barbosa e Dr. Orlando de Sabóia Barros.
No segundo degrau, entre as cinco senhoras e dois homens, conseguimos identificar somente Dona Enia Cardoso(roupa escura) que era enfermeira e esposa do pioneiro Sr. Nilton Cardoso.
No degrau superior só identificamos o Sr. Alamiro Rodrigues de Souza, o quarto (junto à coluna), a partir da esquerda.
Existe um cidadão, na segunda posição no degrau superior, que se parece muito com o Sabazão que foi jogador de futebol no Santana Clube.
Os demais não conseguimos identificar.
Se alguém souber poderá fazê-lo nos comentários.
Fonte: Memorial Amapá
(Última atualização à 00h:20min do dia 24/10/16)

3 comentários:

  1. O segundo sr. da esquerda, no degrau superior, é muito parecido com o jogador de futebol Sabá.
    Luiz Neto


    ResponderExcluir
  2. Ao lado do dr; Barbosa é a Irmã Bernadet

    ResponderExcluir
  3. Ao lado do suposto Sabá, outro muito parecido com o sr Bianor, que transitava pelas ruas em uma moto italiana

    Luiz Neto

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...