quarta-feira, 12 de abril de 2017

Foto Memória de Macapá: O PIONEIRO PEDRO AYRES DA SILVA.

Nossa Foto Memória de hoje, homenageia o Pioneiro Pedro Ayres da Silva.
Texto de Nilson Montoril
Membro de tradicional família mazaganense, o Pioneiro Pedro Ayres da Silva herdou o mesmo nome do pai. Seu genitor foi comerciante. O filho o auxiliou na gestão dos negócios da família, passando à condição de servidor público após a criação do Território Federal do Amapá. Em 1949, quando o governo territorial iniciou as atividades no Porto de Santana, seu Pedro Ayres, o filho, foi designado para coordenar as atividades da gestão portuária. Naquele logradouro, seu Pedro acompanhou, simultaneamente, as mudanças ocorridas após a chegada da Indústria e Comércio de Minérios S.A. - ICOMI. A empresa mineradora se valeu do porto territorial antes de construir seu píer e cais acostável. Lá estava seu Pedro Ayres atuando de forma irrepreensível. 
No início da década de 1960, com a criação da Superintendência de Abastecimento do Território Federal do Amapá-SATFA, ele foi guindado para integrar a equipe funcional da novel atividade, então gerenciada pelo Sr. Francisco Torquato de Araújo, genitor do historiador Nilson Montoril. A sua sequência funcional é digna de encômios. Com idade bem avançada, seu Pedro Ayres da Silva ainda vive, sob os cuidados de uma de suas filhas, em Macapá.
Fonte: Texto original de Nilson Montoril, publicado no Facebook, reproduzido e especialmente adaptado/atualizado para o blog Porta-Retrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...