segunda-feira, 19 de junho de 2017

Foto Memória de Macapá: Pioneiro Jurandir Lavor Benigno.

Com a Foto Memória de hoje, prestamos nossa homenagem (in memoriam) ao Pioneiro Jurandir Lavor Benigno.
Jurandir, era um dos filhos do Sr. Adaucto Benigno Cavalcante, primeiro gerente das Lojas Pernambucanas, em Macapá.
Natural de Iguatu, no estado do Ceará, e foi pra Macapá com o com seu Adaucto, no início do Território do Amapá.
Trabalhou inicialmente com o pai, depois foi trabalhar na ICOMI, sendo contratado em 1º de novembro de 1954, começando como Escriturário em Porto Platon. Posteriormente, foi transferido para Serra do Navio, onde ficou por mais quatro anos, até se mudar para Santana, onde desempenhou funções de Supervisor das Operações do almoxarifado da Companhia. 
Jurandir se casou com a professora paulista Herna Emília Dobel, que foi diretora da Escola de Vila Amazonas, e com ela tiveram quatro filhos homens – Luiz Carlos, Jurandir (Jurinha), Marcio e Carlinhos. Na foto acima, Luiz Carlos tinha 2 anos de idade e Jurinha apenas 6 meses.
Quando solteiro, Jura foi destacado atleta, praticante de futebol(de campo e de salão), basquete, voleibol, natação, tênis (de mesa e de quadra), e quando estudante, em Macapá, participou, com sucesso de uma corrida rústica der Macapá, até Fazendinha, há 11 quilômetros da capital amapaense. Desde que sofreu um acidente de moto, em Serra do Navio, Jurandir ficou impossibilitado de praticar esportes.
Segundo informações do amigo Mário Miranda, ex-funcionário da ICOMI, que reside em Fortaleza, Jurandir e a esposa, que moravam com a família na capital alencarina desde a saída deles do Amapá, já são falecidos e sepultados lá. Ela faleceu primeiro! Mario encerra dizendo que os quatro filhos do casal,  continuam morando na  cidade, mas nunca mais foram vistos por ele.
Fonte: Revista ICOMI Notícias

Um comentário:

  1. Caso alguém tenha notícias sobre a Erna. ela foi minha colega no curso normal em São Paulo, favor me informar: ikalcaro@terra.com.br - grata, Irene Kojo Alcaro

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...