terça-feira, 13 de junho de 2017

Fotos Memória de Macapá: Grupos Residenciais para Funcionários do Ex-Território Federal do Amapá, em Macapá

Trazemos hoje para os amigos do Porta-Retrato, dois registros fotográficos históricos, extraídos do Livro “Território Federal do Amapá – Perfil Histórico” de Arthur Cesar Ferreira Reis”, editado pelo Departamento de Imprensa Nacional, em 1949.
O primeiro deles trás imagens de um Grupo Residencial para funcionários, construído pelo Governo Territorial, no centro da cidade de Macapá, na área situada entre as ruas Presidente Vargas, General Gurjão, General Rondon e antiga José Serafim (atual Tiradentes).
O segundo, trás imagens das primeiras casas de alvenaria, construídas no entorno da Praça Barão do Rio Branco, destinadas a residências de diretores de serviços. 
Resumo Histórico - Tão logo assumiu o Governo do Amapá, em 1945, o governador Janary Nunes, desenvolveu um programa de ações que visavam a montagem da infra-estrutura necessária ao desenvolvimento da região. “Implantou iluminação elétrica das quatro cidades, arruamento e terraplenagem dos mesmos centros urbanos, construção, em Macapá, da residência governamental, de um grupo escolar, hotel, hospital, cine-teatro, olaria, usina de força e luz, conjunto de 35 casas para funcionários.”
Um Grupo Residencial para funcionários, erguido no centro da cidade de Macapá, na área situada entre as ruas Presidente Vargas, General Gurjão, General Rondon e antiga José Serafim (atual Tiradentes).
Foram construídas também outras casas de alvenaria, no entorno da Praça Barão do Rio Branco, destinadas a residências de diretores de serviço.
“Em Macapá, ainda foram reformados e restaurados os prédios adquiridos para serviços públicos como escolas, Divisão de Saúde Pública, Imprensa Oficial, Chefatura de Polícia, agência do Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Almoxarifado.”
Fonte: Livro “Território Federal do Amapá – Perfil Histórico” de Arthur Cesar Ferreira Reis”, editado pelo Departamento de Imprensa Nacional, em 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...