quarta-feira, 28 de junho de 2017

Foto Memória do Comércio Amapaense: O Pioneiro Stephan Hout

Nossa Foto Memória de hoje, presta uma homenagem póstuma ao pioneiro STEPHAN HOUAT
STEPHAN HOUAT, nasceu em Batroun, República do Líbano, no dia 5 de dezembro de 1923, filho dos comerciantes Jorge Houat e D. Foutine Darghan Houat. Estudou o Curso Ginasial no Colégio dos Irmãos Maristas e na Escola de Belas-Artes em Beirute, Capital do Líbano, formando-se em Técnica-Mecânica. Começou trabalhando na função de subchefe da oficina mecânica da companhia de petróleo "Iraq Petroleun Company". No ano de 1940, passou a ministrar aulas na Escola de Belas-Artes onde se formou. Com a ocupação do Líbano pelas tropas inglesas e por franceses livres em 1941, a juventude começou a reagir contra as reformas tendenciosas que queriam implantar. Alguns libaneses começaram a emigrar, entre os quais o seu pai, que veio para o Brasil em 1942, se estabelecendo em Belém do Pará. Stephan decidiu vir para o Brasil em 1947, chegando ao Rio de Janeiro em companhia de seu irmão Abdallah no dia 23 de junho; prosseguindo viagem para Belém-PA, assumiu a gerência do comercio de seu pai e inaugurou uma casa de comércio em sociedade com seu irmão Abdallah em 1948, no mercado de São Brás, aí permanecendo três anos. Chegou ao Amapá, em maio de 1949, dando início a sua atividade comercial, sempre de sociedade, com seu irmão.
Primeiro com uma banca na Doca da Fortaleza e, depois, numa loja pequenina, construída de madeira e coberta de cavacos,...
...no local onde depois funcionou a loja Beiruth N'América, na qual exibia tecidos de lindas padronagens.
Começou então a odisseia da Associação Comercial do Amapá, onde assumiu diversos cargos, inclusive o de Presidente; participou da criação do Clube dos Diretores Lojistas e liderava, com seu irmão os libaneses que vieram para o Amapá. Desportista, torcedor do Trem Esporte Clube, assumiu os cargos de Diretor de Esportes, Diretor Social, Presidente e Vice-Presidente, bem como apoiou as diretorias na construção da sede social e na formação de uma equipe de futebol para competir em igualdade de condições com o Amapá, Macapá e São José; passou a se dedicar ao Bairro do Trem para onde foi morar e era muito querido. Foi um colaborador permanente dos padres da igreja de Nossa Senhora da Conceição; participou da colocação da pedra fundamental da sede dos escoteiros do mar "Marcilio Dias" chefiada pelo professor Dário Jassé; foi escolhido pelos clubes para o cargo de Presidente da Federação Amapaense de Desportos; Presidente da Federação Amapaense de Natação; Presidente da Federação de Futebol de Salão. Presidiu diversas delegações que viajaram para Belém, Rio Branco, Salvador; Fundador do Aeroclube de Macapá, Diretor do Colégio de Árbitros. Mesmo sendo torcedor do Trem, era sócio de todos os outros clubes e justificava que era uma colaboração, um incentivo. 
No ano de 1953, viajou para o Líbano para casar com a jovem Jacqueline EI Achi no dia 27 de setembro, (veja a foto acima) retomando em novembro do mesmo ano, quando a apresentou à sociedade amapaense. 
No ano de 1969, se candidata ao cargo de Vereador pelo Município de Macapá e, merecendo o apoio popular, é eleito juntamente com Humberto Dias Santos, Walter Banhos de Araújo e Lucimar Amoras DeI Castilho, diplomados no dia 2 de janeiro de 1970, assumindo a Presidência da Mesa. Membro do Rotary Clube de Macapá. Fez parte de diversos Conselhos, foi 2º Secretario, Vice-Presidente e Diretor sem pasta. Assumiu por duas vezes a Presidência da entidade, reunindo-se no Esporte Clube Macapá onde seu irmão Abdallah era Presidente. No ano de 1975, se transfere para Belém, onde funda uma firma de compensados e material de construção, fixando residência naquela cidade, passando a dedicar sua vida esportiva ao Paissandu Esporte Clube, sócio e torcedor, sendo eleito Presidente do alviazul onde teve uma atuação merecedora de elogios. Teve uma vida social intensa no clube Monte Líbano do qual foi também Presidente. De repente a morte chegou, surpreendendo a sua esposa Jacqueline, seus filhos Kátia Mara, Jorge, Fadia Luzia, Jussara Keila e José Emílio, seus irmãos, seus parentes, seus amigos e o povo amapaense, pela perda sentida daquele dinâmico companheiro, personagem importante na construção do Amapá.
Stephan Houat, faleceu em São Paulo, em 19/10/1990 de um enfarte fulminante, quando participava de um evento social.

Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II – De Coaracy Sobreira Barbosa – Imprensa Oficial, agosto de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...