quarta-feira, 14 de março de 2018

Foto Memória da Educação do Amapá: Bons Tempos da Escola Normal de Macapá

O magistério amapaense foi montado por professores oriundos do estado do Pará, contratados por Janary Gentil Nunes, nos primeiros anos de sua administração.
Uma dessas pioneiras foi a professora Predicanda Amorim Lopes, que por despacho do interventor do Estado do Pará de 2 de dezembro de 1946 foi removida para o Território Federal do Amapá, e nomeada professora primária e Pré-Primária da Divisão de Educação com atuação na Escola Normal de Macapá. Ela recebeu a missão de viajar a Belém, para acompanhar as professoras normalistas contratadas pelo governo do Amapá; participou de toda a programação didática da escola normal; assessorou o Diretor de Educação na execução do programa de merenda escolar; exerceu os cargos de Secretária e Diretora da Escola Normal.
A ilustre mestra, aparece na foto acima, ladeada por seus contemporâneos Ubirajara Lopes de Souza e professora Esther da Silva Virgolino, que também integrou o primeiro grupo de professoras normalistas, contratadas pelo Governo, que lá chegaram em 1948/1949.
José Ubirajara Lopes de Sousa, estudou o 2º grau na Escola Normal de Macapá; era maranhense e esposo da professora Maria Dorothy Mendes de Sousa.
Chegou em Macapá em 1945, foi Inspetor da Guarda Territorial (GT), além de Diretor da Penitenciaria, Diretor da Escola Industrial do Amapá, Diretor da DSG (Divisão de Segurança e Guarda), Secretário de Justiça do Estado do Amapá e Chefe de Gabinete do Palácio do Governo.
Após aposentado em 1975, foi residir em Belém do Pará, onde faleceu em 1990.
Professora Esther Virgolino trabalhou no Posto de Puericultura Iracema Carvão Nunes (ao lado do Barão do Rio Branco), na Escola Doméstica de Macapá (atual Irmã Santina Rioli), Escola Normal de Macapá (Instituto de Educação, atual Faculdade Estadual do Amapá) e Escola Industrial de Macapá (atual Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes).
O governo do Amapá, homenageou as ilustres mestras dando seus nomes à duas escolas estaduais localizadas nos bairros Santa Rita e São Lázaro, respectivamente.

Um comentário:

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...