terça-feira, 27 de março de 2018

Foto Memória da Igreja Católica: Torre da Igreja da Conceição - Um Símbolo Referencial do Barro do Trem


Foto: Reprodução / Mapionet
A torre da igreja do Trem, tornou-se um símbolo referencial de um dos bairros mais antigos da capital do Amapá.
Seu surgimento foi resultado do maior trabalho comunitário já acontecido em Macapá e que expôs a perseverança desse pioneiro que até hoje é reverenciado pelos católicos macapaenses: Padre Antônio Cocco. Um destacado sacerdote italiano, que trabalhou no Amapá desde 1948, quando lá chegou em 18 de dezembro, para desenvolver suas atividades na capela de Nossa Senhora da Conceição, no Trem. A capelinha foi adaptada numa casa de madeira, em frente à sede do Trem Desportivo Clube, cedida pelo professor Dionísio Monteiro.
Uma de suas primeiras providências ao receber a incumbência de vigariar a paróquia do Trem, foi armar com seus paroquianos, um barracão, onde foram realizadas as primeiras reuniões com vistas à construção da igreja. 
Com a amizade consolidada no meio da comunidade, o trabalho começou unindo na missão operários, crianças, jovens e adultos, de todas as camadas sociais. Os recursos chegavam de diversas partes. Colaborou a indústria, ajudou o comércio, e o material ia se acumulando. As carradas de areia, pedra e tijolos, muitas custaram apenas um pedido do padre Antônio ao Sr. Belarmino Paraense de Barros, nessa época paroquiano do Trem e administrador da Olaria Territorial. O jornalista Hélio Pennafort registrou em um artigo, que em certa ocasião, o Sr. Walter Banhos comentou para a Voz Católica, que “dava gosto a gente ver a turma trabalhar. Os mais velhos se encarregavam do preparo das massas, do transporte de materiais pesados. E os meninos levavam os tijolos e as telhas. Pouco a pouco. Tinha guri que só podia mesmo com um tijolo, mesmo assim passava horas e horas ajudando a construir a igreja.”
Em 5 de maio de 1950 Padre Antônio lança a pedra fundamental da futura matriz. Não demorou muito, portanto, para o bairro do Trem receber uma igreja grande, nova e moderna.
Uma das ideias do padre Antônio foi de construir uma torre bem alta, que pudesse ser o marco daquele magnífico trabalho paroquial.
Novas reuniões com os paroquianos, já na igreja nova, e a ideia começou a sair do terreno da imaginação. Novas campanhas, outros pedidos, e mais uma vez o empresariado se mostra generoso e não nega sua ajuda para mais uma obra da paróquia.
Feita a torre, veio logo a pergunta: e os sinos?
Foto: Jorge Costa /Reprodução Arquivo CEMA / AP
Com a ajuda da Providência Divina ele empreendeu uma viagem à Itália, onde apelou para a grande quantidade de amigos que também tinha por lá.
E com a mesma generosidade dos paroquianos do Trem, os italianos colaboraram e a aquisição dos sinos foi rapidamente viabilizada.
Foi dessa maneira, então, que os católicos do bairro do Trem construíram a igreja.
E foi também desse jeito que a igreja ganhou uma torre monumental, orgulho dos moradores do bairro e norteadora de embarcadiços que a enxergam de bem longe.
Fonte: Diário do Amapá.
Com Informações de Hélio Pennafort e Alcinéa Cavalcante.                                         

Um comentário:

  1. Olá sou o atual administrador da paróquia Nossa Senhora da Conceição, e gostria muito da autorização para no facebook e instagran da paróquia colocassemos um link que levasse nossos apreciadores até o seu blogue. (96) 98403-0334 este é meu contato. Pe. Hildeberto Junior

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...