segunda-feira, 19 de março de 2018

Pioneiro do Amapá: MANOEL FERREIRA – O Folclórico "BIROBA” – Escoteiro, desportista, carnavalesco, animador

Manoel Ferreira – “O BIROBA”, macapaense nascido em 1932. Em 2 de maio deste ano (2018), ele completou 86 anos de existência. Filho de Raimundo Ferreira e Clotilde Ferreira da Silva (em memória). Aos 17 anos, Biroba foi amparado pela família Nunes, pois morava ao lado, no bairro do Trem, com uma senhora vizinha, que o maltratava.
Biroba era uma figura folclórica, bastante conhecida em Macapá, e muito respeitada no bairro do Trem. Na foto acima com um antigo morador do bairro, Sr. Dário.
Manoel Ferreira, iniciou sua vida pública na antiga Olaria Territorial.  Depois foi trabalhar na SOSP - Secretaria de Obras e Serviços Públicos, atualmente, SEINF, onde se aposentou.
Foi chefe escoteiro, desportista, carnavalesco e animador de quadrilha junina.
Durante décadas, foi Chefe do Grupo de Escoteiros do Mar “Marcílio Dias”, tendo participado do 1º JAMBOREE PAN-AMERICANO...
...Encontro Internacional de Escotismo - realizado no período de 18 a 25 de julho de 1965, na cidade do Rio de Janeiro.
Como escoteiro, no dia 11 de julho de 1960, sobreviveu em uma tragédia com os escoteiros em Serra do Navio, com a queda da ponte que ligava aquela cidade à vila de Teresinha, em que seis pessoas morreram.
Era uma ponte pênsil ( foto) feita de cabos de aço e tábuas de madeira, com uma altura de seis metros, aproximadamente. Ao romper-se em uma extremidade, jogou dentro do rio de correntezas e muitas pedras, dezenas de jovens escoteiros e lobinhos que excursionavam ali naquelas férias de meio do ano.
(Foto: Reprodução / Memorial Amapá / Facebook)
Nos anos 60, 70 e 80, foi o maior marcador de quadrilhas juninas que o Amapá já teve. Foi responsável por ensaiar e imprimir seu estilo inconfundível nos grupos folclóricos juninos. Durante longos 30 anos, Biroba foi nome obrigatório nos folguedos, abrilhantando e atraindo multidões para ver as quadrilhas por ele ensaiadas. Biroba tornou-se um ícone para os brincantes tendo seu nome lembrado no imaginário popular.
Biroba, tinha o carnaval como uma de suas grandes paixões, que o motivou a fundar a Escola de Samba do seu coração, PIRATAS DA BATUCADA – O PIRATÃO, na década de 70, ao lado de outros pioneiros.
Desportista e um grande abnegado e incentivador do esporte, realizou o seu maior feito no desporto amador do Amapá: criou a Copa do Mundo Marcílio Dias. Deu o nome à essa competição em referência ao grupo de escotismo onde fora membro atuante. A Copa Marcílio Dias foi inspirada na Copa do Mundo do Chile, realizada em 1962 em que, o time do Brasil sagrou-se bicampeão mundial.
Honraria
Biroba  recebe Medalha do Mérito Cultural das mãos do Presidente
do Conselho Estadual de Cultura, Nilson Montoril.
(Foto: Reprodução / Blog da Alcinéa)
Em 2008 o Conselho Estadual de Cultura agraciou Biroba com a Medalha do Mérito Cultural (Foto).
Em solenidade realizada à noite do dia 5 de novembro em comemoração ao Dia da Cultura, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, em Macapá, o Conselho homenageou poetas, músicos, escritores, artistas plásticos, atores e gente que faz e promove a cultura popular.
A honraria mais importante, o Troféu Pitumbora, foi concedida ao artista plástico Herivelto Maciel – um dos maiores talentos do mundo artístico local.
Cinco “Medalhas de Mérito Cultural” foram concedidas e 15 Diplomas de Destaque, contemplando os vários segmentos culturais.
A jornalista e blogueira Alcinéa Cavalcante foi uma das homenageadas com a Medalha, na área de literatura. Foram também agraciados os artistas Sebastião Mont’Alverne (música), Carlos Lima (teatro) e Ivan Amanajás (artes plásticas). (Fonte: Blog da Alcinéa
Biroba, por motivo de saúde e dificuldades de locomoção, não participava mais das festas carnavalescas, das marcações de quadrilhas e nem como locutor vibrante que por décadas animou a Copa Marcílio Dias, da cabine da Rádio Latitude Zero, porém deixa um maravilhoso legado para a cultura e o desporto do Estado.
Biroba viveu até sua morte em 29 de dezembro de 2018, na residência das irmãs de coração, Maria Alice Nunes e Oriosvalda Nunes, no Bairro Jardim  Marco Zero, integrantes da família que o acolheu e adotou, cobrindo-o de amor. Essa família que Deus colocou na sua estrada é a única que permaneceu ao seu lado e ele retribuiu com desvelo e afeição.
O corpo de Manoel Ferreira, descansa em Paz, no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade.
MANUEL FERREIRA, O BIROBA, por esses feitos, é homenageado como um notável edificador do Amapá, pelo Instituto Memorial Amapá.

Copa Marcilio Dias

Em uma entrevista para o jornalista global Alex Escobar em dezembro de 2008, Biroba, contou como surgiu a Copa do Mundo Marcilio Dias.
Biroba disse que o começo de tudo foi o sonho de um escoteiro. Ele pertencia à Tropa de Escoteiros do Mar “Marcílio Dias” e também frequentava a paróquia do Trem onde havia um campeonato de futebol, em que tomava conta dos garotos. Os garotos participantes do certame pediram ao Biroba que organizasse uma Copa do Mundo. Ele falou com o Padre Antônio Cocco, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e obteve a devida autorização para sua realização.
Segundo a Associação de Solteiros e Casados do bairro do Trem, que organiza o torneio, a primeira edição da Copa do Mundo “Marcílio Dias” foi realizada em 1962, no antigo campo dos escoteiros do bairro Trem e a equipe da França foi a campeã. De lá para cá, representantes de diversos bairros e até de municípios do interior do estado já participaram.
A competição idealizada por Biroba iniciou com 16 times, inspirada no Mundial do Chile de 1962.
Os locutores ficam juntos em uma mesma cabine de transmissão bastante espaçosa. Um dos antigos locutores e organizador da Copa é José Maria Gomes Teixeira, o conhecido Manga. Também passaram por lá: Francisco Sales de Lima (Chicão), Ivo Guilherme de Pinho, Arnaldo Araújo e muitos outros expoentes do rádio esportivo amapaense. Eles dizem que é a maior competição em praça pública do mundo. Se não for a maior, pelo menos, é a mais animada.
Arena da "Copa do Mundo" tem grama sintética
Foto: Saulo Silva/Diário do Amapá
Desde julho de 2016, o campo “Turíbio Orivaldo Guimarães”, local que recebe a famosa Copa do Mundo Marcílio Dias, o irreverente Futebol à Fantasia e os jogos da eterna disputa entre solteiros e casados, em Macapá, foi totalmente revitalizado pelo projeto nacional Viva o Campinho. 
Dos seus mais de cinquenta anos de tradição no campo de areia, a arena da Praça Nossa Senhora da Conceição foi a primeira da região Norte contemplada com grama sintética, piso nivelado, alambrado e iluminação. O Projeto é uma iniciativa da AMBEV. A Prefeitura de Macapá foi a entidade responsável pela obra.

Como reconhecimento pelos trabalhos prestados, várias representatividades foram homenageadas pela Prefeitura de Macapá com a medalha de honra ao mérito, entre eles Manoel Ferreira, o “Biroba”, um dos fundadores da Copa Marcílio Dias. (Fonte: Diário do Amapá)
Fontes consultadas: G1, Diário do Amapá,
Tribuna Amapaense e Memorial Amapá.
(Última atualização em 31 de dezembro de 2018)

2 comentários:

  1. Édi Prado - Jornalista - Que riqueza de registro. Uma bela e justa homenagem a um cidadão que se dedicou a servir e participar da educação e formação de centenas de jovens, em vários segmentos da arte, escotismo, carnavalesco e esportivo. Um cidadão que merece toda a consideração e homenagens, enquanto vivo para saiba que ele continua sendo uma pessoa importante e querida no Amapá. Parabéns, mais uma vez, João Lázaro.

    ResponderExcluir
  2. Que linda reportagem sobre nosso querido BIROBA, ele merece todas as homenagens. Hoje BIROBA, com 86anos de idade, está cm a saúde um pouco debilitada, devido enfarto que sofreu no dia 12/09/, está se recuperando de maneira satisfatória, sempre cm rádio ao pé do ouvido, principalmente quando o Vasco joga. Obrigada João Lázaro, por relatar a história tão verdadeira o nosso BIROBA .

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...