quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Foto Memória de Macapá: Pioneiros de Macapá

A foto Memória de hoje, foi postada pela professora Carmem Maia.
Segundo o historiador Nilson Montoril, essa foto, dos anos 60, foi tirada na escadaria do Fórum dos Leões, em Macapá, onde ocorreu a solenidade de colação de grau dos concluintes do curso de Contabilidade do Colégio Comercial do Amapá - CCA (atual Gabriel Café).
Atualmente, o imóvel está sediando a OAB/AP.
Nas imagens a partir da esquerda, em primeiro plano: Sra Jesuína Monteiro, formando Luiz Monteiro e Sr. Teodorico Monteiro.
No degrau de traz o casal Jacy Barata Jucá (paraninfo do Luiz Monteiro na solenidade) e Sra Alice Araújo Jucá,  tabeliã de notas da Comarca de Macapá. Ambos falecidos.
Dona Jesuína e Dona Alice eram irmãs.
Sr Jacy Barata Jucá foi chefe do gabinete de Janary Nunes; Prefeito de Macapá nos períodos de 21.09.45 a 14.06.1948 e de 12.12.1962 a 07.02.1963; primeiro Vice-Presidente do Esporte Clube Macapá em 1944; presidente do conselho Deliberativo em 1946 e presidente do clube em 1948; membro fundador do Rotary Clube de Macapá em 1944 e presidente em 1952; membro fundador do Aeroclube de Macapá; membro da sociedade religiosa dos vicentinos; Presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá, Presidente do Conselho Deliberativo.  Fundou o PSD (Partido Social democrático), sendo eleito presidente do Diretório por diversas vezes. Apoiou firmemente o Deputado Coaracy Nunes e Hildemar Maia nas eleições para Deputado Federal e Suplente. Foi amigo e conselheiro dos governadores Janary Nunes, Teodoro Arthou, Raul Montero Valdez, Amílcar da Silva Pereira, Mário Luiz Barbosa, Pauxy Gentil Nunes e Terêncio Furtado de Mendonça Porto, merecendo o respeito e a admiração dessas autoridades.
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...