quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Foto Memória de Macapá: Pioneiros Francisco e Zilda Serrano

Nossa Foto Memória de hoje, foi postada numa Rede Social pelo jornalista João Silva, há três anos.
Uma relíquia fotográfica, sem data, do casal de pioneiros do Amapá: Sr. Francisco Serrano e sua esposa Sra. Zilda Serrano.
Francisco Serrano - paraense, descendente de tradicional família espanhola Serraños, nasceu em 1900. Dona Zilda Serrano em 1912, ambos já falecidos.
O casal gerou os filhos Zilda, Bivar, Willivaldo, Francisco Filho, Luis Serrano, Omair, Marlucio, Marlindo, Omaise, Isimar. Alguns nascidos em Belém, os mais novos já nasceram em solo amapaense.
Estão vivos e moram em Belém, Marlucio e Omaise. Isimar, mora em Curitiba-PR.
O casal ao chegar a Macapá, em 1939,  foi residir à Rua da Praia e no mesmo ano, abriu a Farmácia Serrano na Rua Cândido do Mendes; farmacêutico, Francisco Serrano ajudou as famílias pobres de Macapá com os seus fármacos; também deu emprego a jovens macapaenses, abriu pequena indústria de refrigerante (Super Guaraná); envolveu-se no esporte e no carnaval, ajudando a fundar o Amapá Clube e promover batalhas de confete diante de sua farmácia, eventos que animavam a cidade na quadra carnavalesca.
Francisco Serrano morreu dia 19 de abril de 1978 em Belém e, numa justa homenagem a quem dera grande contribuição ao Amapá, seu nome virou alameda com a modernização do centro comercial no governo de Annibal Barcelos. Um dos filhos do casal também virou nome de logradouro público em Macapá, Marlindo Serrano, como é conhecido hoje o complexo Turístico do Araxá, na orla da cidade.
Texto de João Silva, adaptado ao blog Porta-Retrato, com a devida anuência do autor.
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...