sábado, 9 de novembro de 2019

Foto Memória de Macapá: O Museu da Fortaleza

Por Nilson Montoril
Em solenidade realizada do dia 25 de janeiro de 1948, data que caiu num domingo, o governador do Território Federal do Amapá, capitão Janary Gentil Nunes, inaugura o Museu Territorial, instalado no pátio da Fortaleza São José, em Macapá. A majestosa fortificação bélica tinha passado por uma radical restauração, haja vista que se encontrava em ruínas quando o gestor territorial iniciou o processo de implantação da nova unidade federada. A instalação do governo ocorreu no dia 25 de janeiro de 1944, uma terça-feira. O Território fora criado a 13 de setembro de 1943. Além de inaugurar o museu, Janary Nunes assinou dois importantes decretos. Um ato nomeou o ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira, Newton Wilson Cardoso, para dirigir a instituição. Outro, instituindo o Regulamento do Ensino Primário no Território do Amapá. As instalações do "Museu Territorial" ficaram próximo a rampa de acesso para o baluarte Nossa Senhora da Conceição.
Onça Pintada e cobra Sucuri que se encontravam no Museu Territorial, na Fortaleza de Macapá
Entre a parede da rampa e parte interna da muralha, num canto coberto perto das quartinas foi colocada uma onça pintada. Na estrutura de madeira e telas, em frente à Casa do Comandante ficaram vários animais, devidamente separados. A maioria foi doada por moradores da região das Ilhas do Pará. Uma campanha lançada através da Rádio Difusora foi vital nesse sentido. A criançada gostava mais de ver os macacos.
Fonte: Facebook

2 comentários:

  1. Vendo essas imagens, relembro da minha infância, pois o embasamento (como se dizia à epoca) ocorreu na residência do Sr. Newton Cardoso, na segunda metade da década de 60 (não lembro a data precisa).
    O que marcou, pra mim, foi terem feito "petiscos" com a carne retirada da onça e eu, como toda a molecada da vizinhança, ter experimentado. Guardo,esse evento, com muito carinho, na memória.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...