quarta-feira, 23 de março de 2011

A História do Flip Guaraná - o primeiro refrigerante do Amapá

(Reprodução/Arquivo)

(Foto: Reprodução/Arquivo)

Para contar a História do Flip Guaraná, estamos recebendo a contribuição do amigo Leão Zagury(foto) - amapaense de coração - que hoje com 67 anos, é conceituado médico endocrinologista no Rio de Janeiro e, gentilmente, nos  enviou  o  texto abaixo, via  e-mail:




(Foto: Reprodução/Arquivo)




"O farmacêutico que criou a formula do Flip Guaraná foi meu tio José Zagury(foto), irmão mais velho do meu pai Isaac."





(Foto: Reprodução/Arquivo)
"Na época minha avó Sarah(foto), que tinha muitos filhos e ficou viuva muito precocemente, resolveu que dois ficariam em Macapá para o trabalho na loja enquanto os outros dois seguiriam para o Sul.
Meu tio José - conhecido como Zeca - foi para a Bahia onde estudou farmácia e daí seguiu para o Rio de Janeiro para onde fora meu Tio Eliezer que se dedicou a Medicina. Ambos recebiam ajuda financeira dos que ficaram em Macapá, mas mesmo assim passaram dificuldades. Trabalhando em uma pequena farmácia em Botafogo, que depois adquiriu, tio Zeca preparou a fórmula do guaraná. Desejoso de retribuir aos irmãos propôs que transformassem o sonho em realidade. Meu pai que sempre alimentou o desejo de ser médico ou “pelo menos químico” se encantou com a possibilidade e envolveu a família toda no projeto."
(Foto: Reprodução/Arquivo)





"Meu pai Isaac é que preparava o xarope de guaraná que era engarrafado manualmente. Lembro que a grande conquista foi uma esteira que transportava as garrafas. Primeiro recebiam o xarope em um volume preestabelecido, entravam na esteira onde um homem colocava em uma máquina que introduzia a água e o gás, voltava para a esteira e seguia para o que chamavam de escolha(observação para afastar as que contivessem algum resíduo como pequenos pedaços de rolha etc)."






(Foto: Reprodução/Arquivo)



"Nesse trabalho auxiliaram muitas pessoas que ainda tenho na memória (Seu Brito,Diógenes,Paulo,Mario, dona Rita,Leila,Quitéria) outros auxiliavam no transporte e venda do produto (Caia,Paraíba,Luis,Soldado,Gaivota) e o principal colaborador que no final se tornou sócio do meu pai o tio Casemiro (foto).




Encontrei a Quiteria quando fui à Macapá, foi uma emoção muito forte poder abraçá-la, acho que é difícil imaginar o quanto lhe tenho afeto."
(Foto: Reprodução/Arquivo Leão Zagury)
"Quitéria à esquerda (de rosa), meu filho Roberto, Tereza e eu Leão. Ambas “braços direitos” de meus pais. A Tereza conserva o bom humor intato. Tornaram-se grandes amigas da família."
"Durante muitos anos as garrafas precisavam receber um selo transverso (comprados na Mesa de Rendas) aplicado sobre a “chapinha” e isso era feito manualmente e muitas vezes durante a noite, quando a família era convocada para o trabalho."
(Foto: Reprodução:Acervo Leão Zagury)
"E aí entravamos todos meu pai(Isaac), minha mãe (Dona Clemência)(foto) e os filhos. Era preciso cortar os selos com uma tesoura e passar goma arábica e colá-los. Era um trabalho duro mas muito alegre. Sempre éramos contagiados pela alegria do meu pai.
Vale lembrar que meu pai,"filho de Macapá",como ele fazia questão de dizer, preferia dar empregos para os nascidos na cidade (acho que hoje não seria considerado politicamente correto). Lembro que quando os lucros caíram, devido a concorrência, manteve por muitos anos os funcionários alegando que “eles precisam mais do que nós”. Era uma alma generosa, de quem tenho muito orgulho." (Texto: Leão Zagury)

10 comentários:

  1. Muito legal saber mais HISTÓRIA direto da fonte...
    Adoro (adorava) o FLIP !!!!!! Puro...com Gin...Rum.... qualquer coisa!

    Será que era só eu....mas sempre que tomava o primeiro gole....dava um espirrrrooooo .... Alquem mais?

    ResponderExcluir
  2. PLIM! QUEBROU? NÃO FAZ MAL...
    FLIP DÁ OUTRO!
    _____
    "Ah, que saudades que tenho
    da aurora de minha vida
    da minha infância querida"
    ...e deste bom Guaraná!

    ResponderExcluir
  3. Oi, João.
    Que legal conhecher as origens do nosso saudoso Flip Guaraná.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lázaro
    Aqui é o Barreto da turma de letras do Núcleo de Educação de Macapá/Universidade Federal do Amapá.
    Poxa amigo o teu blog está muito bom. Imagina que eu acabei de chegar da universidade onde estou cursando Jornalismo com a tarefa de fazer uma pesquisa sobre as histórias do imaginário amapaense. E ao acessar ìnternete qual não foi a minha surpresa, deparei-me com histórias da vida real contadas pelo grande Jan-Jão e elas que irão me servir para elaborar o trabalho, mas não se preocupe eu vou citar a fonte de informação.
    Um abração do "Velho" amigo Barreto

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Barreto!
    A satisfação é toda minha em tê-lo aqui visitando o blog.
    Fiqùe à vontade amigo, espero que as informações aqui contidas possam ajudá-lo.
    Gostaria imensamente de receber um e-mail seu para atualizarmos os papos.
    Se possível, envie seu e-mail para jolasil@gmail.com.
    Disponha sempre.
    Fico no aguardo.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Sr. João,
    sou Ádria Oliveira, tenho 15 anos e nasci aqui em Macapá.
    Estou muito feliz por encontrar um blog tão legal quanto o seu e está sendo muito divertido e instrutivo passear pela história do meu estado. Obrigada por conta-la!

    ResponderExcluir
  7. o flip guaraná era entregue nos poucos bares e cafés da cidade e meu irmão, um dos que distribuía de caminhão, as vezes me levava na buleia com ele. A lembrança que tenho é do aeroclube onde mais tarde, cheguei a dançar já com o nome de assembleia amapaense

    ResponderExcluir
  8. SALVE O "FLIP GUARANÁ", A HISTÓRIA CONTADA PELO LEÃO, MEU COLEGA DE INFÂNCIA NO GRUPO ESCOLAR ALEXANDRE VAZ TAVARES (DIR: MARIA CARMELITA DO CARMO: VICE : ACINÉE GARCIA).
    SAUDADES DO TREM E DA PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO.
    RAMILTON MIRANDA PANTOJA, QUE APESAR DE RESIDIR NO RIO DE JANEIRO, NUNCA TIVE A OPORTUNIDADE DE REVER O LEÃO. E O ABRÃÃO ???

    ResponderExcluir
  9. oka Leao. a tempos procuro por uma garrafinha dessa da Flip serigrafada para colocar em minha colecao. Voce tem uma delas pra me vender ou comhece alguem que tenha pra me passar o contato? aguardo. obrigado. wson email wtsein@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Família Leão Zagury, casa Leão do Norte, concessionária aérea da Cruzeiro do Sul...sao muitos legados deixados por essa família no Amapá.Foram pioneiros no comércio eu era pequena mas lembro dos "reclames" da época: "quebrou? não faz mal, flip da outro"
    O dr Roberto apareceu em uma reportagem no fantástico no ano passado, era sobre música, aí eu achei ele no face e mandei parabéns, ele gentilmente me respondeu, o que me deixou muito feliz.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...