terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pioneiros da Educação no Amapá

(Reprodução)

Para ampliar clique na imagem

Professores Tiago e Firmo em suas mesas de trabalho na antiga Escola Industrial de Macapá.

4 comentários:

  1. Olá, João.
    Conviví com o professor Tiago em duas situações: como aluno dele, no CA, e como colega de magistério, no Ginásio Santa Bartoloméa, onde trabalhei como professor de História.
    Como aluno, o professor Tiago lecionou em minha turma de 1967 no CA; era a 2a. série do antigo ginásio, correspondente à 6a. série do ensino fundamental. O professor Tiago ministrava aulas de Canto, disciplina que fazia parte de nossa grade curricular. Ainda bem que nessa época o ensino não estava tão mercantilizado nem voltado para a cultura do vestibular. Nossa formação era mais ampla e estudávamos sem pressa, de forma mais prazeirosa, sem o estresse da cobrança de vestibular. Em suas aulas aprendí as primeiras notas musicais e conhecí "Uirapurú", de Waldemar Henrique, e "Danúbio Azul", de Johann Strauss.
    Como colega de magistério no Ginásio Santa Bartoloméa, registro um fato divertido, ocorrido em 1974 ou 75. Num dos intervalos de aula, o professor Tiago foi embora e levou minha pasta tipo 007 (pensando que era a dele). Quando cheguei na sala e abrí a pasta, ao invés de livros de História me deparei com flauta, clarinete (desmontado) e outros apetrechos musicais). E anunciei solenemente para a turma: hoje nossa aula será de música. Risos. Pena que na época não existiam as videocassetadas da vida para registrar o mico. Na saída, passei na casa do professor Tiago para fazer a troca das pastas e só então ele percebeu o engano.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Realmente Aluísio, eu sempre que tinha oportunidade, gostava de conversar com o maestro Tiago e ele tinha uma tremenda consideração e carinho para comigo.
    Eu não fui aluno dele, mas, também estudei canto ofeônico no IETA, só que com a Professora Walkíria Lima, outra grande mestra.
    Até hoje me lembro quando ela nos ensinava o compasso quaternário do Hino Nacional Brasileiro.
    Saudades desses dois grandes mestres do magistério amapaense.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Prezado João Lázaro,
    Primeiramente, quero lhe parabenizar por este canal de cultura amapaense. Chego a me emocionar quando vejo essas fotos antigas de Macapá e dos pioneiros. Prossiga nesse mister que Deus lhe deu de resgatar nossa memória.
    Segundo, deu uma saudade danada do Professor Tiago. Eu não fui aluno dele mas o conhecia da Assembleia de Deus, onde ele também, cumpria sua missão de ensinar música e instrumento.
    Os frutos estão por ai: Finéias e os manos e manas dele.
    Abraço
    Juiz Heraldo Costa

    ResponderExcluir
  4. Ok Dr. Heraldo muito obrigado pela visita e pelo incentivo ao blog.
    Sem dúvida, essas fotos nos trazem gratas recordações sim.
    grande abraço

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...