quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Pioneiro Raimundinho Araújo

(Foto: Reprodução de arquivo)
Raimundo Nonato de Araújo Filho - nasceu na cidade de Teresina, capital do Estado do Piaui, no dia 13 de julho de 1924, filho do construtor de obras Raimundo Nonato de Araújo e D. Evangelina Mesquita de Araújo.
Estudou na Escola Prática de Belém e no Colégio Amapaense, completando o terceiro grau. Membro Fundador do Grêmio Literário Rui Barbosa e Presidente da entidade.
Chegou ao Amapá, no dia 18 de outubro de 1944, com vinte  anos de idade, começando a trabalhar na função de escriturário do Quadro de Funcionários do Governo do Amapá. Adquiriu confiança dos governantes e assumiu cargos importantes de Oficial de Gabinete do Governador; Secretário particular do Deputado Federal Coaracy Gentil Nunes no Rio de Janeiro; Representante do Governo em Belém, Estado do Pará nos governos do General Luiz Mendes da Silva, José Lisboa Freire, General Ivanhoé Gonsalves Martins; Assessor Especial do governador Jorge Nova da Costa, nos anos de 1986 a 1992; administrador da residência governamental; Encarregado dos Serviços de Mordomia e Social do Palácio do Governo. Jogou futebol pelo Clube do Remo do Pará e Amapá Clube.
Fez parte da seleção amapaense de futebol. Assumiu diversos cargos no Amapá Clube, inclusive o de Presidente, construindo, com um grupo de abnegados a sede do clube, com uma boate, quadras de vôlei e basquete, bem como a casa do atleta.
Membro fundador da Associação dos Motoristas do Amapá onde foi diretor, participando da construção da sede social. Participou da política partidária, ligado ao antigo PSD (Partido Social Democrático), elegendo seus líderes.
Casou-se com a jovem Elimar Rodrigues de Araújo, filha do Tenente Euclides Rodrigues professor de natação que levou o Amapá ao título de Campeão Brasileiro Infanto Juvenil de nataçâo. Desse enlace matrimonial nasceram os filhos Elaine e Ricardo. Aposentado em 1976, Raimundinho mudou-se para Belém do Pará onde reside ao lado de sua família. 
Raimundinho Araújo, integrou a  briosa equipe de pioneiros do Amapá e se destacou como um funcionário eficiente, um atleta disciplinado, um chefe de família exemplar e um ardoroso e apaixonado construtor do Estado do Amapá.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...