segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais um Pioneiro: Miguel "Alagoano"

(Foto: Reprodução/Acervo da família|)

Clicar na foto para ampliá-la
(Contribuição da amiga Brenna Paula Tavares, filha de Paulão)
Década de 60 - O pioneiro José Miguel da Silva, o Alagoano, posa em frente ao seu caminhão de trabalho (viatura do governo), juntamente com seus filhos Cleide (5 anos), e Paulão (8 anos), (fazendo uma "gracinha" na foto).
José Miguel da Silva, o Alagoano, nasceu na cidade de São José da Lage, sertão do Estado de Alagoas, filho dos agricultores José Miguel Vicente e D. Maria José da Conceição.
Estudou as primeiras séries do curso primário na cidade de Maceió-AL, mas perdeu sua mãe e abandonou os estudos. Morava com seu pai e trabalhava como ajudante de mecânico nas oficinas dos seus parentes.
Foi para Macapá em 1943 e começou a trabalhar na Garagem Territorial na função de mecânico, no dia 10 de julho de 1945.
Alagoano era especialista em motores Catterpillar e dava assistência aos motores de energia elétrica dos Municípios de Mazagão, Amapá, Calçoene e Oiapoque, bem como nas vilas de Ferreira Gomes, Porto Grande, Tartarugalzinho, Clevelândia do Norte e Laranjal do Jari.
Além das atividades que exercia no governo, era procurado por centenas de proprietários de motores para repará-los.
Alagoano não parava em Macapá. Era sempre encontrado no interior, principalmente em Lourenço, na zona do garimpo, onde recuperava as bombas de sucção e recebia gramas de ouro.
Excelente motorista, fez parte da equipe de Leonel Nascimento e de Amaury Farias na construção da BR-156; passou uma temporada à disposição da Prefeitura de Amapá, levado por Leonel quando assumiu o cargo de Prefeito e lá ficou prestando serviços ao município nas gestões dos Prefeitos Júlio Miranda e Fernando Dias.
Casado com D. Raimunda do Espírito Santo Silva teve os filhos Paulo do Espírito Santo Silva, - o "Paulão do Atabaque"(falecido no ano de 1987) e Cleide.
Alagoano aposentou-se no dia 2 de outubro de 1981 e continuou na sua tarefa, trabalhando pelo interior. Conhecia e era conhecido em todo o ex-Território do Amapá, do Oiapoque ao Beiradão.
Era um descanso para Alagoano quando chegava em Macapá e se transformava em taxista, transportando passageiros aos quais contava suas aventuras, falava das belezas das regiões que visitava, dos rios encachoeirados, da fartura de peixes e caças, divulgando as belezas do Amapá.
Nada lhe acontecia de mal e a própria malária não o atacava.
Era um excelente profissional, um cidadão respeitador, um colaborador e um amigo leal.
Alagoano faleceu no dia 5 de maio de 1995 e está sepultado no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, em Macapá.
Essa foi a odisseia do cidadão pioneiro José Miguel da Silva, que ficou conhecido no Amapá como Alagoano.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998)
(Repaginado em 2011)

2 comentários:

  1. Oi amigo Lázaro. Dá uma revisada na legenda! Usei até lupa e não consegui ver o meu vizinho Alagoano. Um abraço. Milton Sapiranga Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Agora sim, aparece o Alagoano. Onde vc leu açaizeiro, leia Mamoeiro. Um abraço, Sapiranga

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...