quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Pioneiro e Grande Líder: Julião Tomaz Ramos

(Foto: Reprodução/Arquivo)

"Mestre Julião", como era conhecido, nasceu em Macapá, no dia 9 de janeiro de 1880, filho de Tomaz Agrávio Ramos e de D.Felícia Agrávio Ramos.
Estudou na escola primária o suficiente para ler e escrever. Julião Tomaz Ramos ainda muito jovem despontou como lider da comunidade negra do Amapá, notadamente após a criação do Território Federal do Amapá no ano de 1943. A residência de seus pais ficava entre o barranco da antiga Praça Euclides Figueiredo (localizada na parte baixa da residência governamental, em frente à cidade) - atual Jacy Barata Jucá,  e a então estreita Rua de Trás, que já foi Independência e hoje tem o nome de Benedito Uchôa. Os entendimentos do primeiro Governador com os negros foi feito através do "Mestre Julião", que na época tinha 54 anos, para a transferência dos barracos para uma área mais distante, por trás do "Poço do Mato", que denominavam "Campos do Laguinho". Houve uma reação dos negros, pelo fato de terem suas áreas de terras plantadas de árvores frutíferas e até pequenas roças, mas houve uma oferta de indenização vantajosa e o compromisso de o Governador mandar construir casas confortáveis.
Julião Tomaz Ramos era casado com D. Januária Simplício Ramos, que lhe deu 6 filhos: Felícia Amália Ramos, Alípio de Assunção Ramos, Apolinário Libório Ramos, Benedita Guilhermina Ramos e Joaquim Miguel Ramos. Foi servidor público municipal, encarregado de zelar pelo Campo de Aviação (1º aeroporto de Macapá, que situava-se no centro da cidade, área hoje ocupada pela Av. FAB). Formou, com Raimundo Ladislau, a dupla de maior expressão no rnarabaixo, tendo Raimundo como compositor e Julião como cantador.
Mestre Julião Tomaz Ramos morreu em Macapá, em 24 de junho de 1958, aos 78 anos de idade.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. I, de Coaracy Barbosa - edição 1997)
Matéria devidamente revista e atualizada em 05 de junho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...