(Foto: Reprodução de Arquivo)
José Maria de Carvalho Barros nasceu em Belém, Estado do Pará, no dia 4 de janeiro de 1929, filho de Arthur Claudino de Barros e D. Joana de Carvalho Barros.
Fez o curso primário em Belém, no período de 1938 a 1942.
Somente no ano de 1971, depois de residir em Macapá, ingressou no Colégio Comercial do Amapá quando completou o curso ginasial no período de 1971 a 1974 e concluiu o de Técnico em Administração no ano de 1979.
Diplomou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará em 1981. Chegou ao Amapá, no dia 10 de maio de 1952, e foi admitido no Quadro de Funcionários do Governo no dia 27 de julho do mesmo ano como Extranumerário Diarista para exercer a função de Escriturário, lotado na Secretaria Geral.
José Maria de Barros desenvolveu inúmeras atividades administrativas no Governo do Amapá.
Casou com D. Raimunda Ferreira Barros no dia 21 de fevereiro de 1950 em Belém-PA e dessa união nasceram José Arthur, Maria de Lourdes, Francisco Jorge e José Maria Filho.
Sua atuação na imprensa amapaense se destacou por sua linha de conduta séria, exercendo cargos na Imprensa Oficial, na Rádio Educadora São José onde foi o fundador e Diretor de Programação; Diretor Artístico e Locutor da Rádio Difusora de Macapá; exerceu funções de Assessor de Imprensa no governo Luiz Mendes da Silva; Redator Chefe da Rádio Equatorial; Assessor de Comunicação da Companhia de Água e Esgotos do Amapá; trabalhou nos jornais Voz Católica, Folha do Povo e outros que tiveram vida efêmera.
Desportista, foi goleiro do Amapá Clube e do Trem Desportivo Clube.
José Maria Barros aposentou-se em 1982 quando trabalhava na CAESA.
Faleceu de enfarto no dia 9 de fevereiro de 1989 e foi enterrado no cemitério de São José em Macapá.
(F
Seu Zé Maria, foi meu colega de cursinho do Lobatão (prof. Edésio) e contemporâneo do curso de Comunicação na UFPa.
ResponderExcluirNunca vi um radialista tão calado! talvez pela diferença de idade em relação aos colegas de turma, ficava na dele.