sexta-feira, 6 de maio de 2011

Um Pioneiro Ilustre: Capitão Leão Zagury

(Foto: Reprodução de livro)
Capitão Leão Zagury nasceu em Rabat, no Marrocos, no ano de 1864, e chegou ao Amapá, no ano de 1879, com 15 anos de idade, trazendo mercadorias dos armazéns dos seus conterrâneos e negociando em Macapá, Bailique e Mazagão.
Dez anos depois de uma vida agitada, montou seu estabelecimento comercial, onde vendia tudo o que lhe oferecesse um lucro.
Casou-se com a jovem Sarah Roffe(foto), natural de Tânger, Marrocos, filha do abastado comerciante Abrahão Roffe e dessa união nasceram Esther, José, Eliezer, Issac, Syme, Meryan, Abrão, Moisés e Ana.
Naturalizou-se brasileiro em 13 de outubro de 1904.
Recebeu a patente de Capitão da Guarda Nacional em 13 de agosto de 1905.
D. Sarah, sua esposa, naturalizou-se brasileira em 5 outubro de 1945.
O Capitão Leão Zagury teve uma atuação importante em Macapá, formando com os Coronéis Coriolano Jucá, José Serafim Gomes Coelho, José Antônio Siqueira, jornalista Mendonça Júnior do jornal Pinzônia e uma plêiade de ilustres militares.
Fundou a primeira farmácia com o 1º farmacêutico amapaense, seu filho José Zagury(foto); colaborou com o padre Júlio Maria Lombaerd na fundação da escola infantil, do internato feminino e do teatro.
O capitão Leão Zagury faleceu repentinamente no ano de 1931, deixando marcada a sua passagem na história do Amapá, como um homem de bem e um personagem ilustre.



(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998).


2 comentários:

  1. JOÃO
    Vou compartilhar é a história do meu avó. Obrigada. Sarah

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se seus decendentes ainda moram no mesmo lugar e tambem sua religiao. obgda. marcia

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...