quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pioneira das Artes e da Educação: Niná Barreto Nakanishi

(Foto: Reprodução de livro)

Niná Barreto Nakanishi nasceu na cidade de Barcelona, Estado do Rio Grande do Norte, no dia 9 de julho de 1929, filha do comerciante Luiz Gomes Barreto e Evença Gomes Barreto.
Estudou nas escolas públicas da sua cidade. Desde jovem mostrou tendência para a escultura, manuseando o barro, criando seus bonecos; participou de cursos incentivada por sua família e ficou conhecida em Natal.
Chegou à Macapá, em 1948, instalando seu "atelier" e conseguindo alguns alunos e, logo em seguida, foi contratada pelo governo do Amapá e passou a exercer a função de Professora de Artes. O seu "atelier" passou a ser frequentado pelos turistas, e tinha sempre em estoque estatuetas, miniaturas da fortaleza de Macapá, vasos artísticos cobertos de pó de manganês e outros minérios. Promoveu um curso de cerâmica artÍstica no período de outubro de 1957 a abril de 1958; foi convidada e participou do 2.° Salão de Artes Plásticas na Universidade de Sergipe. Expôs seus trabalhos em Belém, Estado do Pará, em 1971; no Distrito Federal em 1976; na "Amostra de Artes" em Fortaleza - CE; em Brasilia nas comemorações do "Ano Internacional da Mulher" em 1976, além de sete exposições em Macapá. Participou de cinco seminários, três congressos, um estágio e dois encontros, todos versando sobre as Artes Plásticas. Tem em seu curriculum várias portarias de elogios, medalhas e diplomas de honra ao mérito e um prêmio de "Hors-Comesurs". Suas obras estão em museus ou em poder de colecionadores na Itália, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Indonésia, Portugal e noutros países.
Sua casa era revestida de pedras coloridas, com estatuetas e adornos em todos os recantos. Tinha aparência de museu, de templo, de casa de boneca ou de fada, onde o visitante sentia-se bem, não só pelo ambiente que o cercava, mas pelo tratamento que recebia da dona da casa.
Niná foi casada com Tatsuo Nakanishi de quem se desquitou.
Construiu seu patrimônio com muita luta e o administrava com inteligência.
Niná Nakanishi faleceu em Macapá, em 20 de setembro de 2003.
Niná é uma das pioneiras das artes e da educação no Amapá.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998)
(Última atualização em 16 de novembro de 2012)

3 comentários:

  1. Fui aluna de artes no Atelier da Professora Niná, onde aprendi a fazer objetos de ceramica. Era uma professora muito delicada e me mostrou o gosto das artes. Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei por três anos com artesanato com professora nina

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...