terça-feira, 24 de maio de 2011

Ubiracy de Azevedo Picanço: O Tio Bira

(Foto: Reprodução de Arquivo)
O pioneiro Ubiracy de Azevedo Picanço(Tio Bira), nasceu na localidade de Abacate, distrito de Pedreira, município de Macapá, no dia 26 de outubro de 1928. Filho de João de Azevedo Picanço e D. Francisca Claudina Picanço. Fez parte da primeira turma que concluiu o curso ginasial no ano de 1950 junto com José Ramos Conceição, Ieda Alcântara, Ivone Oliveira, Nair Bemergui, José Ribamar Cavalcante, Antônio Nelson Abraão, Alceu Paulo Ramos, Raimundo Barata, Mário Quirino da Silva, Kleber Santiago e Hamilton Silva, os quais fundaram o Grêmio Cívico e Literário Rui Barbosa. Desportista, fazia parte das equipes de basquete, voleibol e futebol do Esporte Clube Macapá, um dos seus fundadores. Participou da primeira diretoria da Federação de Futebol do Amapá. Foi eleito Vereador de Macapá em 1970; exerceu o cargo de agente distrital de Santana; foi professor de Educação Física. Casou-se com a professora Maria Cavalcante e faleceu a 18 de setembro de 1998. Pertenceu à geração dos idealistas que construíram o Amapá.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. III, de Coaracy Barbosa - edição (PDF) não impressa - via APES)

Um comentário:

  1. Estou a procura de parentes da Prof Maria Cavalcante, a escola em que trabalho leva o nome desta professora e em 2024 fará 20 anos.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...