quinta-feira, 1 de março de 2012

Especial: Esporte Clube Macapá conquista o 1º Copão da Amazônia

O


 jornalista João Silva nos conta que a  ideia da competição, realizada em 1975, em Porto-Velho-RO - a que ele chama de “Odisseia de Rondônia” - surgiu no Amapá, foi levada para o Rio de Janeiro pelo esportista Raimundo Osmar Pontes Hollanda que foi representante da FAD junto a CBD, cujo presidente Heleno Nunes, depois de prometer mundos e fundos, acabou negando apoio à realização do torneio, que não contou também com ajuda do CND, e só foi realizado graças ao empenho dos dirigentes do Amapá, Roraima, Rondônia e Acre. Mesmo assim Hollanda foi aclamado pela crônica como “Pai do Copão”. “Odisseia de Rondônia” porque não foi fácil: dois jogos foram anulados, o clima foi tenso dentro e fora de campo, inclusive envolvendo membros da imprensa, e tudo foi feito pelos cartolas rondonienses para que o título não saísse de casa. O certame foi disputado em turno único pelos campeões do Acre (Juventus, um timaço!), do Amapá (E. C. Macapá, também um timaço!), de Roraima (Baré, o mais fraquinho!) e de Rondônia (Ferroviário, um bom time, digamos). Na decisão, dia 29/o7, em partida disputada no Estádio Aluísio Ferreira, o Macapá venceu o time da casa por três a zero, gols de Barradas aos 17 minutos do primeiro tempo, Marco Antônio aos 16 e Bira aos 25 minutos do 2º tempo, o que deu direito ao azulino da FAB de meter a mão na taça."
(Foto reproduzida do blog do João Silva)
(Clique na foto para ampliá-la)
A foto registra a comemoração no gramado do Aluísio Ferreira, aparecendo em pé, da esquerda para direita: Pedro Assis, vice-presidente da FAD, Aldo (braço na tipoia), Haroldo Santos, Olivar, Amaral (técnico), Nariz, Sacaca (massagista, taça de campeão na cabeça), Assis, Jonas, Bira, radialista Humberto Moreira, Antoninho (Caganeira) e Edésio Lobato (dirigente).
Agachados, da esquerda para direita: Albano, Antônio Pula-Pula, Castelo, Carlos Roberto (rosto encoberto por pequeno troféu), Aldemir França, Marco Antônio, Aluísio (sentado), e Barradas.
Os demais são torcedores vibrando com a conquista do azulino.

Fonte: Blog do jornalista João Silva

2 comentários:

  1. Oi, João.
    Lembro bem dessa brilhante campanha do Esporte Clube Macapá. A partir daí, craques como Aluisio, Albano, Aldo e Bira começaram uma revoada. Primeiro, para o futebol paraense. Depois, o Brasil. Aldo, por exemplo, depois do Paissandu, chegou ao Fluminense e Seleção, onde só não foi titular porque lá estava Leandro. E depois, aquele acidente, que o tirou do futebol. Bira, além, de Paissandu e Remo, no Internacional de Porto Alegre. Albano, zagueiraço, depois do Paissandu, jogou na Internacional de Limeira (SP), salvo engano. O Aluisio (goleiro), parece-me, jogou no Papão. O amigo Humberto Moreira, que é do meio, tem mais informações.

    ResponderExcluir
  2. Oi, João
    Este que está segurando a ponta da bandeira é meu cunhado, IRONILDO PONTES TÁVORA, ex-funcionário do Banco Real, que a trinta e poucos anos mora em Porto Velho - Ro.

    Leila Bazilia

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...