segunda-feira, 2 de abril de 2012

Do Baú do João Silva: Pedestrianismo levado a sério

O pedestrianismo no Amapá, já teve seus dias de glória.
O jornalista João Silva, comenta o assunto:  
"Na época da FAD, o pedestrianismo era levado a sério e levava muita gente para os locais das competições, ao longo dos percursos a serem cumpridos pelos corredores. Os atletas participavam das preliminares para a São Silvestre e Archer Pinto, disputadas em São Paulo e Manaus, respectivamente. O Amapá produziu grandes corredores e se dava ao luxo de ter rivalidade como a que existiu entre Ernesto Dias Neto e Aécio Flávio de Oliveira Mota."
 "Na foto, vê-se, da esquerda para a direita: Pedro Assis de Azevedo, vice-presidente da Federação Amapaense de Desportos, Dorival Amorim, secretário da FAD, Benedito Marinho e Mata (por trás dos dois, Estácio Vidal Picanço), Otaciano Nogueira, o fundista Ernesto Dias Neto, do São José (segurando troféu e medalhas), que acabara de ganhar em uma prova, cumprimentando Bill, do Ipiranga, (...) que foi centroavante dos melhores que eu vi jogar, segundo colocado. O registro foi feito na Praça Barão do Rio Branco, na década de setenta."
Nota do Editor: Nosso amigo e confrade Paulo Silva (Paulão) presta sua contribuição ao blog retificando - via e-mail - a informação anterior. E peço licença ao amigo João Silva - que redigiu o texto -  e registro a observação de Paulão: Segundo ele: "quem está recebendo troféu do Ernesto Dias Neto é o Bill (Roberval Melo – irmão do saudoso Osmar Melo), e não o Bill que foi jogador de futebol. O Bill Melo chegou a rivalizar com o Ernesto e com o Aécio Flávio (já falecido) no pedestrianismo, mas são figuras diferentes. (...) Ao lado do Bill, aparecendo parte do óculos, está o saudoso Otaciano Barros Nogueira, que foi presidente do Santos Futebol Clube. O Santos este ano será o representante do futebol do Amapá no Campeonato Brasileiro da Série D."
Obrigado Paulão! Está feito o reparo.
Fonte: Texto e foto reproduzidos do blog do João Silva
(Atualizado dia 6 de abril de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...