sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Antigas casas da avenida Mendonça Furtado

(Reprodução)
Ano 1948 - Casas para os funcionários do Governo do antigo Território Federal de Amapá que foram construídas pelo Governo Janary Nunes nas Avenidas Mendonça Furtado (fotos) e Presidente Vargas, em 1945.
(Reprodução)
Casas da Av. Mendonça Furtado vistas por outro ângulo, entre as ruas José Serafim (atual Tiradentes) e General Rondon.
Elas destinavam-se à moradia dos primeiros servidores do ex-TFA, no Centro de Macapá.
(Repaginado em outubro de 2012)

2 comentários:

  1. Além de atenderem a real finalidade da construção das mesmas, que era para residencia de funcionários, as casas da Mendonça Furtado também foram sede de várias repartições públicas. Senão vejamos: no sentido da atual Tiradentes para a Gen Rondon, a primeira casa do lado direito era a sede da Divisão de Produção (hoje Secretaria de Agricultura, a terceira ou quarta do lado esquerdo abrigava a Capitanis dos Portos e a última do mesmo lado a Radional.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai era funcionário do governo e moramos em Macapá por volta de 1946, 1947... Eu tinha 6 anos e lembro que a principio ficamos em um Hotel, depois fomos para uma pensão próxima, e por fim numa casa de madeira, minha lembrança é de casas como as da foto. Frequentei um grupo escolar, a professora me buscava no Hotel. Depois meu pai adoeceu e voltamos para Belém onde ele ficou internado por 15 dias. E nunca mais voltei a Macapá. Lembranças de infância, quando andei pela primeira vez de avião, acho que era da Cruzeiro do Sul. Mas vendo fotos atuais de Macapá, em nada reconheço a cidade, tudo mudou.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...