segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Banda de Música da antiga Guarda Territorial de Macapá

(Foto: Reprodução de arquivo)
Membros da Banda de Música da antiga Guarda Territorial, desfilam no pátio interno do Guartel do Exército Brasileiro, na Av. Pe. Júlio Maria Lombaerd, em Macapá.
Após a criação do Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943, o Governo Federal criou a Guarda Territorial para manter a ordem e segurança pública. Em 1948, o então governador do Território - Capitão do Exército Brasileiro Janary Gentil Nunes - criou a Banda de Música da Guarda Territorial para servir aos eventos cívicos, religiosos e militares, com o efetivo de 16 guardas músicos. Sua primeira apresentação foi realizada na Fortaleza de São José de Macapá, no dia 5 de Setembro de 1948, dia da Raça. A Banda de Música desfilou perante a comunidade e as autoridades presentes. A Banda de Música da Guarda Territorial teve como seu primeiro Mestre, o inspetor músico de nível quatorze o Sr Berilo dos Santos Ribeiro. A mesma não possuía quadro próprio e era incorporada nas fileiras da Guarda Territorial.
Em 21 de abril de 1985, com a criação do Quadro da Banda de Música, a referida Banda se apresentou no Quartel Plácido de Castro da Polícia Militar do Amapá, com o efetivo de trinta e sete componentes, tendo como Mestre o 2° Sargento Policial Militar Músico Raimundo de Nazaré Maciel Tavares, com as presenças do Governador Annibal Barcellos – Capitão de Mar e Guerra da Marinha Brasileira e o Comandante da Polícia Militar do Amapá – Tenente Coronel Jorge Borges Calado. A tropa desfilou encerrando a solenidade com o Dobrado Batista de Melo, em homenagem ao Patrono das Polícias Militares – Joaquim José da Silva Xavier.
Ouça, abaixo, o Dobrado Batista de Melo

Em 1994, com o remanejamento foi aumentado o efetivo para quarenta e seis componentes e a criação do Quadro de Oficiais PM Músicos.
Em 1996, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Amapá, era composta por um Regente, o então 2° Tenente Policial Militar Músico Antônio dos Santos Andrade; um Mestre de Música – Subtenente Policial Militar Músico Feliciano Costa Nunes; dez primeiros sargentos PM, doze segundos sargentos PM, quatorze terceiros sargentos PM e oito cabos PM.
Já passaram por esta Banda de Música os seguintes Regentes: 2° Tenente EB Clodomiro Martins; Inspetor Pedro da Silva Santos; Capitão do Exército Brasileiro RR Emídio Matos Gaspar; 2° Tenente Músico José do Carmo Sampaio. Capitão PM Jesus Maria Leite Antunes Coelho.
A Banda de Música do Estado do Amapá cumpre extenso programa de apresentações em locais públicos em todo Estado do Amapá e sempre recebe especial atenção da população, contribuindo para que em seus 61 anos de existência tenha recebido menções honrosas.
(Repaginado em outubro/2012)

2 comentários:

  1. Que bom revermos a nossa Furiosa através de fotos e fatos da sua história, página importante da história do Amapá.

    ResponderExcluir