terça-feira, 8 de outubro de 2013

FOTO MEMÓRIA DO ESCOTISMO DO AMAPÁ - PRIMEIROS CHEFES ESCOTEIROS DE MACAPÁ

Essa foto rara é um registro fotográfico do primeiro agrupamento do Amapá, que participou do 10º Curso Preliminar para Chefe de Escoteiros – Curso da Insígnia da Madeira – promovido pela União do Escoteiros do Brasil, de 11 a 15 de janeiro de 1956, realizado em Belém do Pará, num terreno de propriedade do 1º COMAR – (Primeiro Comando Aéreo Regional), situado na estrada da Maracangalha, atual Av. Júlio Cesar, que leva ao aeroporto da cidade. Curso esse que deu o direito aos participantes, de usarem o anel de lenço de “Gilwell”, um simbolismo do movimento escoteiro.

Os quatro chefes que estão em pé, a partir da esquerda são: Raimundo Rodrigues da Silva (Chefe Façanha/Troca de Escoteiros do mar Marcílio Dias), Chefe Raimundo Barata (Tropa Veiga Cabral), Chefe Expedito Cunha Ferro (91-Tropa São Jorge) e Chefe Clodoaldo Carvalho do Nascimento (Tropa Veiga Cabral).

Agachados: Cinco dos integrantes do Clã de Pioneiros do escotismo amapaense são eles José Vidal Picanço, Benedito Alves de Sá, Manoel (Mimim), João Gualberto da Silva Tavares e Luciano Pantoja.

Informações dos Chefes Raimundo Barata e Nilson Montoril.

(Última atualização em 12.11.2020)

Um comentário:

  1. Édi Prado - Jornalista- Muitos que foram escoteiros devem ter essas recordações que podem ser compartilhadas como parte da história de vida, que precisa ser documentada. Basta escanear a foto e ficar com a original e de quebra ainda ganha um DVD com as fotos. Tenho os equipamentos para escanear. Quem quiser contribuir, basta ligar para Édi Prado (Lia) que irei até onde você está: 96-9974-0465 ou 8109-0107. Grato.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...