terça-feira, 22 de outubro de 2013

Do Fundo do Baú: Esporte Clube Macapá - primeiro Campeão Profissional do Amapá

O Esporte Clube Macapá, foi fundado no dia 18 de novembro de 1944, originado a partir do extinto clube Panair Esporte Clube, de Macapá, o qual havia sido campeão estadual em 1944. Em 1946, mudou de nome para o atual: Esporte Clube Macapá. 
O Macapá teve grande destaque no futebol amapaense na sua fase amadora, onde conquistou 17 campeonatos, até hoje não superados no campeonato estadual.(Link) 
No profissionalismo implantado em 1991, já na era do Estádio Zerão, o azulino levou para suas galerias o título histórico de primeiro campeão profissional do Amapá. 
No amadorismo, o time da elite governamental da metade da década de quarenta, até o final da década de setenta, chegou ao fantástico galardão de hexacampeão amapaense de futebol.
O registro de hoje é dos anos 60, no Glycério Marques, aparecendo, da esquerda para a direita, em pé: Pagé, Janela, Miguel, Aluisio, Lua e Domingos; agachados na mesma ordem: Fernando Dentinho, Tissiu, Mazola, Sassuca e Felix. 
Tissiu, Mazola, Domingos, Miguel e Fernando Dentinho já passaram deste para outro plano.

Fontes: Blog do João Silva, com informações do Wikipédia

2 comentários:

  1. O goleiro não é o Miguel, mas o Pompéia.
    Abços, Cléo Araújo.

    ResponderExcluir
  2. JOÃO! - SEGUNDO OS AMIGOS DE MACAPÁ( GRAÇAS A DEUS AINDA OS TENHO E CONSERVO.) PEDRO RAMOS FERNANDO CANTO E OUTRO PUNHADO DELES. NOSSO AMIGO DE INFANCIA NA SEDE DOS ESCOTEIROS ( O SASSUCA)
    JÁ É FALECIDO. CONFIRME POR FAVOR. LUIZ JORGE.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...