domingo, 6 de abril de 2014

Memória do Esporte: Do Fundo do Baú: Municipal Esporte Clube

No início dos anos de 1940, as partidas de futebol, na antiga Macapá, eram disputadas de forma amadorística no campo da praça da Matriz, atual Praça Veiga Cabral. Dessa época vem o "Panair Sport Clube" -  clube dos funcionários da aviação Panair do Brasil -  fundado em Macapá, em 19 de fevereiro de 1944, por seu idealizador    Emanuel Tarcilo Duarte Moraes, primeiro encarregado do Aeroporto de Macapá, durante os três primeiros anos de existência do Território Federal do Amapá
O Panair é considerado o embrião do Esporte Clube Macapá, fundado no dia 18 de novembro de 1944. Em 1946, mudou de nome para o atual: Esporte Clube Macapá.
Os funcionários da antiga Fundação SESP (serviço de saúde) formaram o seu. Dele, surgiu o Amapá Clube, fundado em 23 de fevereiro de 1944.
Com o passar do tempo foram surgindo outros clubes, tais como: Trem, CEA Clube, Juventus, Santana e Independente, América, Oratório, Latitude Zero, Guarany, Ypiranga, São José, e outros mais que revelaram muitos craques.
Entre essas renomadas formações, existiu também, o Municipal Esporte Clube, "um time - de curta duração - criado entre funcionários da Prefeitura Municipal de Macapá, com a finalidade de jogar uma bola no final de semana; depois com o interesse de alguns - entre eles o sr. Zeca Machado, que era influente na PMM -  resolveram filiar o clube à Federação Amapaense de Futebol, para disputar o campeonato, e assim aconteceu," conta o ex-jogador Jose Campos Monteiro Jr, o Zequinha Monteiro, que foi goleiro do Municipal nos tempos de glória. 
Ele finaliza dizendo que "a sede do clube era no Estádio Glycério Marques, onde a gente até se concentrava antes dos jogos." 
Foto do final dos anos 60, no Estádio Glycério Marques.. A partir da esquerda: Mafra (técnico), Timbó, José Maria Franco, Lua, Zequinha(goleiro), Page, Moacir Fernandes, Marcos Antônio e o presidente Zeca Machado(*);
Agachados: Carrapeta, Percival, Lelé, Aroldo Santos e Penafort.

(*)José Mendes Machado (Zeca Machado), pertencia à família do ex-Intendente Manuel Theodoro Mendes e irmão da senhora Carmem Mendes e primo da professora Guita. Servidor municipal já falecido. Era conhecido como Machadinho.(Nilson Montoril)

Fonte: Foto e informações de Zequinha Monteiro.

3 comentários:

  1. Não aparece aí, mas ainda tinha o Jacaré (o nome não lembro) que salvo engano, era zagueiro, apesar de um pequeno defeito na perna direita.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eu lembro dele. Irmão do Heitor (o cadeirante) que trabalhava no Glycério Marques.

    ResponderExcluir
  3. Numa das formações do Municipal atuou um dos maiores jogadores de sua época. No futebol amapaense era conhecido como TicoTico e no Pará, jogador do Remo, era conhecido como Zezé. Ainda foi atleta do Nacional de Manaus com o mesmo "Zezé".

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...