domingo, 5 de outubro de 2014

Foto Memória - Lembrança de um 13 de setembro, em Macapá.

Esta relíquia histórica, foi postada pelo amigo Osmar Marinho Filho, no Facebook  dele.
É  o  registro de um desfile de 13 de Setembro de 1970 na Avenida Fab, em frente ao antigo Palácio do Setentrião, hoje prédio do Ministério Público, em Macapá/AP.
A partir da esquerda:  Cap. Luiz Ribeiro de Almeida,  Prof. Alberto de Andrade Uchôa, Sr. Elionai Cesar da Silva e Prof. Geraldo Leite de Moraes. Tando o Cap. Ribeiro como Dr. Geraldo, foram  Diretores da Divisão de Educação do Território do Amapá.
O  garoto na frente deles é o Osmar, bem novinho, com 10 anos de idade.
A foto foi tirada pelo pai dele, Sr. Osmar Nery Marinho, um dos fundadores do Trem Desportivo Clube.
O amigo e  jornalista João Silva complementa e lembra que "o Sr.  Elionai,  que já é falecido,(...), é pai dos goleiraços do São José, Álvaro e Zé Roberto; ele trabalhou por muitos anos na Usina de Força e Luz, ao lado da casa dos meus pais, minha também".
Também o amigo e historiador Nilson Montoril, finaliza corrigindo que "o Coronel Luiz Ribeiro de Almeida não foi Diretor da Divisão de Educação, mas da Secretaria de Educação e Cultura."
Explica também que "em outubro de 1974, substituindo o Dr. Leonardo Leite de Carvalho Neto, ex-diretor do Ensino Supletivo do Ministério da Educação, que o Governador Arthur Henning trouxe integrando parte de sua equipe de governo, o Coronel Ribeiro assumiu a pasta da Secretaria de Educação. No governo Nova da Costa ele voltou a ser secretário, permanecendo como tal na transitoriedade do Coronel Doly Mendes Bolsinha e José Gilton Pinto Garcia.
Nilson diz ainda que "o Bacharel em Direito Geraldo Leite de Moraes(Tatuzinho), outro grande amigo exerceu o cargo de Diretor da DE no governo do General Ivanhoé Gonçalves Martins. "
Mais adiante ele confirma que "Elionai era radiotécnico e chegou a possuir uma oficina localizada na Av. Mendonça Júnior, lado direito do Canal, sentido rio Amazonas/centro. Foi um dos que fizeram a manutenção dos motores geradores de energia elétrica da Usina de Força e Luz do governo territorial. Chefe de Gabinete do Henning era o Alberto Uchoa. O Osmar Nery Marinho era músico e também atuava como fotógrafo. Chegou a morar algum tempo em uma casa localizada no Largo dos Inocentes, lado que posteriormente foi desapropriado e incorporado ao patrimônio do Pontifico Instituto das Missões Estrangeiras-PIME. Excelente fotografia."
Foto: De Osmar Nery Marinho, via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...