sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Primeiro ano da Rádio Educadora São José, em Macapá

Uma foto da extinta Rádio Educadora São José, de Macapá, publicada no Facebook do Ernani Marinho, e agora compartilhada com todos vocês leitores do Porta-Retrato:
Ele mesmo comenta o registro:
"A Rádio Educadora, pertencente à Prelazia de Macapá, teve uma presença viva na radiofonia amapaense, seja como uma versátil fonte de entretenimento, seja como um vibrante e sempre presente veículo de imprensa.
A convite do Pe. Jorge Basile e do José Maria de Barros participei de algumas reuniões preliminares à entrada no ar da Rádio Educadora, quando foram discutidas a linha editorial da emissora e a elaboração da sua programação piloto. Apesar do convite ter se estendido a integrar a primeira equipe da RE, com a sua inauguração, não pude ter a honra de começar na emissora em 04.08.68, data que entrou no ar, por absoluta falta de tempo.
Entretanto, três meses depois, o Pe. Jorge Basile e o José Maria de Barros voltaram a me convidar, desta feita para assumir a redação de uma crônica diária, sob o título de Peço a Palavra, que ia ao ar diariamente às 13:00 horas, pois o Zé Maria de Barros, que a vinha fazendo, não tinha mais condições de continuar, pelos seus outros afazeres na emissora. Como não precisava nem ir à emissora e que mandavam apanhar a crônica no meu local de trabalho, entre às 11 e 12:30 horas, aceitei e fiz o "Peço a Palavra" por mais de dois anos, quando me afastei por incompatibilidade com o Pe. Caetano Maiello que assumiu a direção da rádio e pretendia pautar os assuntos a serem explorados. Não aceitei e entreguei o posto, que passou a ser dividido pelo próprio Pe. Caetano e pelo Bonfim Salgado.
Também, na Educadora, tive um programa político-estudanti
l - "Juventude Tempo Presente" - que ia ao ar aos sábados, que apresentava juntamente com Maria Emília Jucá, minha esposa e à época namorada. Esse programa era gravado pela Polícia Federal, o que gerou vários convites para lá prestar esclarecimentos.
Em agosto de 1969, para comemorar o primeiro ano de vida da Educadora, o seu diretor, Domenico Bottan, comandou um coquetel de confraternização.
A foto mostra representantes da imprensa na época: Ezequias Assis, falecido (Ass Gov e Jornal Amapá); Luiz Negrão, falecido (A Folha do Norte AP); Ernani Marinho (Ass Gov, A Voz Católica e Rádio Educadora); Domenico Bottan, falecido (Rádio Educadora); Ismaelino Pinto (A Voz Católica e Jornal Amapá); Hélio Pennafort, falecido (Ass Gov., A Voz Católica e Rádio Educadora) e Ernani Mota (Rádio
Educadora)." (Ernani Marinho, via Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...