terça-feira, 21 de outubro de 2014

TEATRO: Ação Cultural do MOBRAL, em Macapá

Foto do acervo do amigo Fernando Canto, reproduzida do Facebook dele, registra uma reunião para coordenar ações culturais do MOBRAL, em Macapá.
Segundo Osvaldo Simões, que também aparece na foto, a reunião foi para a retomada do movimento de Teatro de Grupo em Macapá.
Em pé: Sr. Coaracy Barbosa, Coronel Luiz Ribeiro de Almeida, Sr. Sebastião Ramalho, Pedro de Paula e Juvenal Canto.
Sentados: Bolão, João de Deus Filho, (?), Antônia Guedes e Osvaldo Simões.

O Sr. Sebastião Ramalho, cidadão pernambucano, amicíssimo do Prof. Antônio Munhoz Lopes, foi integrante do Grupo de Teatro Amador, em Macapá na década de 50. 
Informação Histórica -  Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto do governo brasileiro criado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967, e propunha alfabetização funcional de jovens e adultos, visando "conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida".
Criado e mantido pelo regime militar durante anos, jovens e adultos frequentaram as aulas do MOBRAL, cujo objetivo era proporcionar alfabetização e letramento a pessoas acima da idade escolar convencional. A recessão econômica iniciada nos amos 80 inviabilizou a continuidade do MOBRAL, que demandava altos recursos para se manter. Seus Programas foram assim incorporados pela Fundação Educar em 1985, ano de seu fim.(Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...