quarta-feira, 8 de outubro de 2014

FOTO MEMÓRIA - CHEGADA DE DOM JOSÉ MARITANO A MACAPÁ

Encontrei esta foto histórica, dos anos 60, entre outras, que ilustravam o "Histórico do PIME", publicado no site da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, da Arquidiocese de Manaus/AM.
Segundo o historiador Nilson Montoril, a fotografia acima, "evidencia a chegada de Dom José Maritano, dia 19 de março de 1966, na condição de Bispo Prelado de Macapá em substituição a Dom Aristides."
Nas imagens  o Pe. José Maritano(à esquerda, de batina escura) e Dom Aristides Piróvano(de batina branca e de chapéu). 
Ambos, com 31 anos de idade, tiveram as primeiras experiências missionárias de suas vidas na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na capital amazonense. 
Os dois foram Párocos da Igreja de Nazaré em Manaus/AM e tornaram-se bispos da Prelazia e Diocese de Macapá.  Dom Aristides, tornou-se também Superior Geral do PIME. 
Também estão na foto Dom Alberto Gaudêncio Ramos (atrás do garoto de branco), que foi o primeiro arcebispo de Manaus e sétimo de Belém do Pará. (Wikipédia). 
Outro que aparece na foto é o missionário do PIME, Arcângelo Cerqua, (à direita da tela,  ao lado de Dom Aristides)que depois de trabalhar em Macapá, foi para Parintins, onde tornou-se Bispo.
Nilson observou também que "o religioso identificado como sendo Dom João Risatti é o Núncio Apostólico Dom Sebastião Bággio. Coube a Dom Sebastião presidir a solenidade de sagração de Dom José Maritano, realizada no Altar Monumental armado junto a Catedral de São José."
O que aparece de terno, em primeiro plano, ao lado do D. Aristides, é o Sr. Altevir Cavalcante Lopes de Souza, que era despachante em Macapá e marido da professora Acinê Garcia Lopes de Souza.
A fotografia mostra a caminhada de todos eles no sentido da Igreja de São José.

(post reeditado com correções e atualizações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...