sexta-feira, 10 de outubro de 2014

FOTO MEMÓRIA: SELEÇÃO AMAPAENSE DE FUTEBOL

Formação da SELEÇÃO AMAPAENSE DE FUTEBOL, na festa de inauguração do Estádio Municipal "Glycério de Souza Marques", em 15 de janeiro de 1950.
Pela ordem a partir da esquerda: DELBANOR DIAS (TÉCNICO).
JOGADORES: LAVAREDA, RAIMUNDINHO, CABRAL, ALVES, 75, ADÃOZINHIO, SUZETE, ROXINHO, LUIZ, DEDÉCO E BORÓ.
O Gigante da Favela, foi construído pelo Governo do ex-Território Federal do Amapá que repassou o direito de propriedade à Prefeitura Municipal de Macapá.
O "Glycério Marques", foi chamado inicialmente de Estádio Municipal de Macapá, mas o nome foi mudado para homenagear o primeiro presidente da Federação de Desportos do Amapá, Glycério de Souza Marques, falecido em 1955.
Glycério de Sousa Marques, foi um grande pioneiro do Amapá, que  trabalhou inicialmente como Inspetor do Ensino primário; foi também Diretor da Escola de Iniciação Agrícola da Base Aérea do Amapá; em 1953 foi nomeado Diretor da Escola Profissional Getúlio Vargas que, posteriormente, se chamou Escola Industrial; participou da criação de clubes esportivos; foi presidente da União dos Escoteiros do Brasil em Macapá; da Sociedade Artística de Macapá; Instrutor do Tiro de Guerra 130 do Amapá e  Diretor da Rádio Difusora de Macapá.

Fonte: Foto gentilmente compartilhada com o Porta-Retrato, pelo amigo desportista Zequinha Monteiro.
(post atualizado em 11/10.2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...