segunda-feira, 18 de maio de 2015

Guarda Territorial ganha Bandeira Brasileira da ICOMI

Ano 1965 - Em solenidade realizada no pátio interno da Fortaleza de São José de Macapá, em comemoração do Dia da Bandeira, a Sra. Osvaldo Pessoa, em nome da ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios S/A), entrega ao Inspetor José Araguarino de Mont'Alverne, uma Bandeira Nacional, doada pela empresa, para a Guarda Territorial, sob a Guarda de Honra formada por membros da corporação tendo à esquerda da foto o Guarda Raminho (entre Sr. Araguarino e a senhora), e o segundo, da direita para esquerda, o inspetor Barata.
Quem souber identificar os demais pode deixar depoimento nos comentários.
Fonte: Revista ICOMI/Notícias

NOTA DO BLOGUE: Pelo compromisso de informar a verdade histórica dos fatos, estamos repaginando este post, originalmente publicado em 19 de maio de 2010, com várias informações equivocadas, fornecidas por alguns informantes, em colaboração com o blog.
Agora que encontramos a fonte correta da notícia, solicitamos desconsiderar as informações anteriores. Agradece o Editor.

(Post repaginado e reeditado com correções e atualizações, em 18/05/2015)

11 comentários:

  1. Estimado amigo João Lázaro, o outro policial postado na guarda de honra é o ex-jogador Raminho, irmão do Justo(meu cunhado) e que foi casado com a Judith, irmã do Lelé. Seu blog Porta Retrato, pra nós velhos, é ótimo, pois as fotos são de nossa infância e de nossa juventude.

    ResponderExcluir
  2. LAZ, a senhora que está entregando a Bandeira ao Inspetor Araguarino é a esposa do Cel. Alacid Nunes (Chefe de Polícia no governo do José Moura Cavalcanti), D. Marilda Nunes. Excelente o seu blog. Só que ele faz a gente sofrer de tanta saudade daquela época! Um grande abraço. Baratta

    ResponderExcluir
  3. Obrigado aos amigos Milton Sapiranga Barbosa (lº comentário)e Baratta pelas valiosíssimas colaborações.
    Legenda devidamente revisada e corrigida.
    Voltem sempre
    grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu estive na Banda da Guarda Territorial de 1975 a 1980. Teria vc fotos dessa época? É que eu ficava um gato de farda!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Obdias, infelizmente, ainda não tenho.
    Se você tiver alguma e quizer nos ceder, agradeceremos bastante.
    Volte sempre
    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia sr.Lazaro me chamo Elida Nunes fikha do Ildo dk som imperial...vi várias fotos por aqui, se tiver alguma do meu pao pode me enviar? obrigada! elidap.nunes@gmail.com
      91989329898

      Excluir
  6. OLa amigo Joao Lazaro, pois sou mulher do Pedro Rubens Façanha(mais conhecido como FAÇANHA) guarda territorial do ano de 1944 a 1975, pois queria saber se vc tem foto dele nessa época.

    Agradeço desde ja.
    aqui vai o e-mail da minha filha, qualquer coisa é so mandar por e-mail..adm-melissa@hotmail.com ( gostaria tanto de uma foto dele, mesmo ele estando com amigos).

    ResponderExcluir
  7. Olá Senhora anônima...
    Tenho sim uma foto do Inspetor Façanha com amigos.
    Vou enviá-la para o e-mail de sua filha.
    Volte sempre
    obrigado pela visita
    grande abraço
    João Lázaro

    ResponderExcluir
  8. Caro João: Quando velo alguma foto da GT especialmente da Banda de Música, me dá uma saudade imensa do meu Pai. O nome dele era Cosmo, batia "surdo" na banda.Por favor,se tiver alguma foto,se identificá-lo, me avise.E-mail: marco_celson@hotmail.com. Parabéns pelo trabalho, uma braço.

    ResponderExcluir
  9. Ola Nossa... aqui temos grandes recordações e uma aula da Historia do nosso querido Amapa. :)

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...