quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Foto Memória da Educação do Amapá: Professor Salomão Elgrably, em sala de aula

A amiga Graça Mont’Alverne, de Macapá, compartilhou conosco, uma foto de seu álbum pessoal, do final dos anos 60 e início da década de 70.
As imagens mostram o ambiente em uma sala de aula do Colégio Amapaense, em que aparecem o professor Salomão Peres Elgrabry,  e o estudante Deoci Mont’Alverne, irmão da Graça.
Próximo aos dois, em primeiro plano, identificamos ainda à esquerda, a aluna Fátima Pinheiro (irmã do Engº Demétrio, funcionário da CAESA - Companhia Autônoma de Água e Esgoto do Amapá) e no meio a estudante Jane Penante.
Salomãozinho (como era conhecido, por sua baixa estatura) lecionava Física e Matemática.
Salomão Peres Elgrably, era engenheiro civil e, naquela época, muitos profissionais liberais exerciam o magistério, lecionando matérias compatíveis com a sua graduação profissional.
Salomão Elgrably faleceu em Belém do Pará, aos 77 anos, na noite de 06/01/22, no hospital Belém. Era engenheiro civil, trabalhou na SEMOSP(AP) era professor de faculdade no curso de engenharia civil e também lecionou UFPA ( já aposentado).
Era casado com  Marli Melo Elgrably, e tinham uma filha Samar ( arquiteta).
A família não informou a causa de sua morte.
O corpo de Salomão Elgrably, descansa em paz cemitério do Tapanã, na área dos judeus! 
Deoci Mont’Alverne é um profissional da Medicina, em Macapá.
Foto cedida por Graça Mont’Alverne.
Fonte: Facebook
Atualizado em 7.01.22

7 comentários:

  1. Hoje em dia professor Salomão leciona no curso de Engenharia Civil da Faci Devry em Belém. e mora na capital paraense.

    ResponderExcluir
  2. O professor Salomão é aposentado pela Universidade Federal do Pará e ainda leciona disciplinas ligadas a área de engenharia estrutural pela Faculdade Ideal em Belém do Pará. É um dos professores/engenheiros mais antigos em atividade no estado do Pará.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido professor de Resistência de Materiais do Curso de Engenharia Civil na UFPA, excelente profissional!!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje nosso mestre desça em paz. Cumpriu com excelência seu propósito na terra

    ResponderExcluir
  5. Esse professor merece muitas homenagens. Maravilhoso ser humano, passava seus conhecimentos brincando.

    ResponderExcluir
  6. Professor Salomão, ótimo professor, era sempre preocupado em transmitir conhecimento de uma forma que os alunos de fato aprendessem.

    ResponderExcluir

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...