sexta-feira, 19 de maio de 2017

Foto Memória de Macapá: Casamento do empresário Laurindo dos Santos Banha

Fotos Memória de hoje, foram compartilhadas via Facebook, pela amiga Maria Heliete Silva, filha do piloto Hamilton Silva, que serviu de dama de honra no casamento de Nair da Silva e Laurindo dos Santos Banha, em 05 de julho de 1958.
Laurindo dos Santos Banha foi um conhecido empresário macapaense, onde nasceu em 17 de janeiro de 1932, que teve destacada atuação por mais de quatro décadas com a família Zagury. Trabalhou no comércio com Dona Sarah Roffé Zagury; administrou o antigo Bar e Sorveteria Central; controlou as vendas do Flip Guaraná; foi Gerente da Agência de Aviação Cruzeiro do Sul e do Consórcio da Ford, em Macapá, e terminou como sócio dos empreendimentos.
No campo político foi eleito Vereador pelo Município de Macapá, e compôs a primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Macapá, em 1969.
Foi um dos fundadores da antiga Companhia Amapaense de Telefones, depois Teleamapá, onde exerceu o cargo de Diretor Financeiro e Conselheiro Fiscal. Foi Juiz Classista na junta de Conciliação do Ministério do Trabalho e membro do Conselho Fiscal da CEA, além de companheiro do Lions Clube de Macapá.
Laurindo Banha e Nair da Silva se casaram dia 05 de julho de 1958, em cerimônias cível, ...
... no antigo Fórum dos Leões, e religiosa na igreja matriz de São José.
Seu falecimento ocorreu no dia 19 de dezembro de 1988, aos 56 anos de idade, deixando saudosos sua esposa D. Nair Da Silva Banha, seus filhos Nizia Lúcia Banha Freire, Luís Nei da Silva Banha, Nelbi Lene da Silva Banha e Lair Nilson da Silva Banha.
Por iniciativa do vereador Jarbas Gato, autor do projeto aprovado em sessão da CMM, o prédio da Prefeitura Municipal de Macapá recebeu a denominação de “Palácio Laurindo dos Santos Banha”, numa justa homenagem póstuma ao ilustre homem público.
Fontes: Memorial Amapá
Com informações de Coaracy Barbosa e João Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...