domingo, 21 de maio de 2017

Foto Memória do Esporte Amapaense: Marituba, Humberto Santos e "Peixeiro" (In memoriam)

Revirando meu acervo digital, foi encontrada uma foto, tirada no Estádio Glycério Marques, de dois times de futebol, que ainda estamos identificando.
Entre os integrantes das equipes, figuravam três pioneiros do esporte do Amapá, os desportistas Raimundo Pessoa Borges - Seu Marituba, Chefe Humberto Dias Santos e o Guarda Territorial "Peixeiro".
Pela raridade e relevância histórica, estamos trazendo de forma separada, a imagem dos três Pioneiros, especialmente editada para o Porta-Retrato.
É mais uma Foto Memória do Esporte Amapaense!
Sr. Raimundo Pessoa Borges, o Marituba, é o primeiro da esquerda, com o uniforme de juiz. Foi desportista amapaense, e durante longos anos defendeu as cores, e foi Diretor do Amapá Clube. Após deixar o futebol, tornou-se árbitro de futebol, em Macapá. Já é falecido! Marituba era funcionário da Prefeitura de Macapá e exercia suas atividades funcionais na administração do Mercado Central de Macapá.
No meio dos três encontramos o Chefe Humberto Dias Santos, outro destacado desportista que prestou relevantes serviços ao Amapá e ao seu povo.
Chefe Humberto Álvaro Dias Santos, era natural do Pará, onde desde cedo já praticava esportes, principalmente o futebol, sempre com a orientação de seu pai, grande desportista de Bragança, e pelos seus professores e chefes escoteiros. Em 1947 recebeu e aceitou convite do presidente do Esporte Clube Macapá, Acésio Guedes, para jogar em Macapá, e lá chegando conseguiu emprego na Legião Brasileira de Assistência (LBA).  Foi um dos fundadores do Juventus Esporte Clube, reestruturou o São José (Sociedade Esportiva e Recreativa São José), e também foi um dos fundadores do Trem Desportivo Clube em 1947. Como escoteiro, Humberto Santos participou da fundação da Associação de Escoteiros Veiga Cabral.  Em 1953 juntou-se ao padre Vitório Galliano e Expedito Cunha Ferro para a fundação da Tropa São Jorge, com a participação de jovens do Oratório São Luiz, da Paroquia de São José (Casa dos Padres). Também participou da construção do Grupo de Escoteiros Veiga Cabral, que passou a ser denominado de Centro Educacional do Laguinho. Em 1947 participou na organização, documentação e fundação do Grupo de Escoteiros do Mar Marcílio Dias. Amante do Teatro, encenou no Barracão dos Padres e no Centro Educacional do Laguinho, com a participação da então jovem carnavalesca Alice Gorda, peças teatrais como “Dona Baratinha”, “João e Maria”, “O Cordão do Papagaio”, “O Cordão do Urso”, “Boi Pai da Malhada”, “Cordão do Uirapuru”, “Cordão do Japim”, “Martim Pescador” e outras de cunho folclórico. Seu ingresso na política foi como candidato a vereador de Macapá, fazendo sua campanha junto ao eleitor jovem, recebendo muito apoio. Tomou posse no dia 1º de janeiro de 1970. Seu trabalho no legislativo provocou uma série de reeleições, permanecendo até 1988, somando-se 18 anos de trabalhos voltados às comunidades carentes distantes de Macapá, como o Bailique, e as regiões da Pedreira e do Pacuí.  Se casou com Gilberta Araújo dos Santos. Aposentou-se pela LBA. Faleceu em Macapá, em 2 de setembro de 1997.
O terceiro à direita é o Sr. Raimundo Dário da Costa, Guarda “Peixeiro”; foi um conhecido servidor do Governo do ex-Território Federal do Amapá, que desempenhava suas funções na Guarda Territorial como Agente de Trânsito. Como desportista, foi bandeirinha e árbitro de futebol. “Peixeiro”, já falecido, foi um pioneiro que, a exemplo dos dois anteriores, prestou relevantes serviços ao Amapá.
Fonte: Informações sobre Humberto Santos, de Edgar Rodrigues.

Um comentário:

  1. TODOS ESTES PIONEIROS ABRILHANTARAM A HISTORIA DESPORTIVA DO AMAPÁ...ENTRE ELES, CHEFE HUMBERTO COM SEU TRABALHO NA SEDE ESCOTEIRA DO BAIRRO LAGUINHO, REALIZANDO TORNEIOS, GINCANAS, ACAMPAMENTOS ESCOTEIROS NOS PERÍODOS DE FÉRIAS, FORMANDO GRUPO MUSICAL, OS JOVIAIS, E REALIZANDO PEÇAS TEATRAIS, E CORDÕES , ENCENAÇÃO DE FUNDO EDUCATIVO COM PERSONAGENS DO LENDÁRIO MUNDO MÁGICO AMAZÔNICO...E DESTACOU-SE POR EXERCER A FUNÇÃO COM MAESTRIA DE EDUCADOR...PARA AQUELA MULTIDÃO DE CRIANÇAS E JOVENS ADOLESCENTES QUE FAZIAM DA SEDE ESCOTEIRA SEU PARQUE, E SEU SEGUNDO LAR.

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...