sexta-feira, 15 de junho de 2018

Foto Memória de Macapá: Antigo Bairro de Jacareacanga

             Este texto de autoria de Izael Marinho, publicado no jornal "O Liberal", de 04 de maio de 1997, narra como era o bairro, naquela época.
(Foto: Gilmar Nascimento)
( Favor clicar na imagem para ampliá-la )
          “Nos idos de 50 a 60 o Jesus de Nazaré foi o bairro mais aristocrático de Macapá. Lá habitavam os servidores de staff  governamental, os funcionários públicos, numa época em que ser barnabé era motivo de orgulho e sinônimo de prosperidade. Os empregados mais graduados do governo (do ex-Território) tinham casa ali. Até uma vila foi construída só para eles – a Vila do Ipase. O bairro se chamava, na época, Jacareacanga. Por quê? Ninguém se atreve a responder. Aliás, nem os moradores mais antigos gostavam do nome – motivo de chacota e maledicências dos habitantes de outras regiões da capital.”
     “O nome Jesus de Nazaré – mais pomposo e agradável aos ouvidos dos moradores – adveio dos primeiros religiosos católicos (padres e freiras) que instalaram no bairro uma igreja, um convento e um seminário.”
     “Os primeiros moradores chegaram ao então Jacareacanga numa época em que Prefeitura e Governo pouco ligavam para o crescimento desordenado da cidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...