quarta-feira, 20 de junho de 2018

Fotos Memória da Mineração Amapaense: Pioneiro Walter James Maynard

Mais um estrangeiro que veio para o Brasil e contribuiu com o progresso da Amazônia, especialmente do Território do Amapá.
Ele é nosso homenageado (em memória) de hoje, por sua larga folha de serviços prestados ao Amapá e ao Brasil.
Walter James Maynard, também natural de Santa Lúcia na possessão inglesa, onde nasceu em 1910, filho de Charles Maynard e Anne Hull. 
Foi encarregado do serviço de manutenção de locomotivas e vagões da Empresa ICOMI, em Santana/AP.
Walter foi marinheiro da Real Marinha Canadense e assim correu o mundo, quando teve a oportunidade de ter uma visão longa e proveitosa do que existe pelos quadrantes da terra. Mas, em 1942, alistou-se na USAF (Força Aérea Americana), com a proposta de lutar, ao lado dos aliados contra a tirania de Adolpho Hittler.
Entretanto, foi destacado para as Operações do Atlântico Sul, auxiliando as construções das Bases Aéreas de Val-de-Cães (Belém) e a do Amapá. Na primeira trabalhou pouco tempo, mas, na segunda permaneceu até 1946, quando a Base foi entregue pelos americanos à Força Aérea Brasileira.
Depois da USAF foi para a FAB, como mecânico de aviões. Trabalhou na Força Aérea Brasileira até 1956. Sua especialização abrangia também a mecânica de máquinas pesadas a óleo e à gasolina.
Quando da construção das pistas de aterrisagem, na Base Aérea do Amapá, conheceu o Sr. Homero Charles Platon, o mesmo que, mais tarde, em 1955, como Chefe do Departamento de Pessoal, o convidou para trabalhar na ICOMI. 
Em 28 de fevereiro de 1956, ingressou na Companhia, indo trabalhar em Porto Platon, passando depois para a Serra do Navio, como mecânico de equipamentos pesados. 
Sua colaboração à essa época, se estendeu ao serviço de montagem de todos os faróis que constituem o balizamento do Canal Norte do Rio Amazonas, anotando-se ainda a sua assistência técnica à piçarreira de Porto Platon. Depois Walter trabalhou no Departamento de Mecânica, na Seção de Locomotivas.
Walter Maynard ao lado de seu Ford Galaxie, em companhia do amigo Antonio Maria Portal Smart
Na juventude quando ainda pertencia à Marinha canadense, praticou boxe, e conquistou o título máximo de médios do “price fighter” de bordo, durante 5 anos. Nunca, porém, foi profissional.
Além do box, o “baseboll” e o “cricket”, eram seus esportes preferidos.
Walter James Maynard, que se aposentou pela ICOMI, faleceu em Macapá vítima de câncer de próstata, dia 15 de março de 1996, com 86 anos,  e seu corpo descansa em Paz no Cemitério São José, no bairro Santa Rita.
Fonte: Revista ICOMI-Notícias

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, como conheci seu mister Walter quando era criança, meu pai era muito amigo dele......

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...