quarta-feira, 27 de junho de 2018

Foto Memória de Macapá: Antigo Trapiche Eliezer Levy

Trazemos hoje, para o deleite dos leitores do blog Porta-Retrato, essa linda foto do antigo trapiche Eliezer Levy, reproduzida do livro Vila Serra do Navio – Comunidade Urbana na Selva Amazônica: um projeto do arq. Oswaldo Arthur Bratke/Bemjamin Adiron Ribeiro: São Paulo: Pini, 1992.
(Clique na imagem para ampliá-la)
A exemplo de outras imagens semelhantes, esse registro fotográfico foi tirado a partir do baluarte Nossa Senhora da Conceição, do alto da Fortaleza de São José de Macapá.
Observem que o trapiche ainda era em madeira, estrutura original construída em 1936 pelo então intendente (prefeito) de Macapá, Eliezer Levy, inaugurado em 1945.
Primeiramente usado como porto de entrada e saída de Macapá, o local perdeu a importância econômica com o tempo, mas passou a atrair turistas por permitir acesso ao Rio Amazonas. Em homenagem ao prefeito, o trapiche passa a ser chamado “Trapiche Eliezer Levy”, possuindo originalmente 472 metros de comprimento. Em 1999, ganhou uma nova estrutura de concreto, voltada ao turismo. Atualmente o Trapiche Eliezer Levy mede 360 metros de comprimento. (Wikipédia
Fonte: Livro Vila Serra do Navio – Comunidade Urbana na Selva Amazônica: um projeto do arq. Oswaldo Arthur Bratke/Bemjamin Adiron Ribeiro: São Paulo: Pini, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...