terça-feira, 8 de outubro de 2019

Foto Memória de Macapá: Evento festivo do Rotary Clube de Macapá

Nossa Foto Memória de hoje vem, uma vez mais, do álbum da família Lavor Benigno, gentilmente compartilhada com o blog Porta-Retrato, pela amiga Eloísa Cavalcante:
Um registro histórico dos anos 50, de um evento festivo do Rotary Clube de Macapá, tendo nas imagens a partir da esquerda: Dr. Amílcar da Silva Pereira; Sr. Adaucto Benigno Cavalcante e Sr. Pauxy Gentil Nunes.
Fonte: Eloisa Cavalcante
DETALHES
O médico pioneiro, Amílcar da Silva  Pereira, governou o ex-Território Federal do Amapá,  de fevereiro de 1956 a fevereiro de 1958.
Em sua gestão o Amapá sagrou-se campeão brasileiro de natação infanto-juvenil, no Rio de Janeiro; também foi criado o município de Calçoene em 22 de dezembro de 1956 e inaugurado o Porto de Santana, em 05 de janeiro de 1957, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek e do empresário Augusto Antunes (Icomi) iniciando-se assim, a exportação do manganês no Amapá. Também foi inaugurada a Escola Coaracy Nunes, no bairro Santa Rita dia 21 de março de 1957 e ocorreu a chegada a Macapá do terceiro grupo de migrantes japoneses (20 famílias), em 22 de março de 1957.
Sr. Adaucto Benigno Cavalcante, foi gerente da filial em Macapá, das Casas Pernambucanas, inaugurada em 28 de outubro de 1950. Ele dirigiu o empreendimento por um longo período e participou de inúmeras atividades de cunho beneficente na cidade de Macapá, entre elas o Rotary Clube. Era natural do Estado do Ceará e trouxe sua família. Com ele atuaram dedicados funcionários, merecendo destaque os senhores Nelson Medeiros e Aquino. No início a loja só vendia tecidos e roupas. A loja de Macapá foi à falência.
Pauxy Gentil Nunes – irmão do primeiro governador do Amapá – governou o ex-Território Federal, de fevereiro de 1958 a fevereiro de 1961.
Foi em seu governo que as ruas de Macapá receberam asfalto pela primeira vez, mas foi o interior que mereceu maior atenção, com a criação de colônias agrícolas e núcleos coloniais, além de fazendas-modelo em Aporema e Tucunaré.
Como desportista, incentivou o futebol e a natação em todas as escolas. Conhecido como o “Caudilho do Norte”, Pauxy Nunes foi o responsável direto pela eleição de João Havelange como presidente da Fifa, num congresso nacional de Federações que ocorreu em Macapá.
Leia mais: https://amapaemdestaque.webnode.com.br/historia/administradores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...