quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Foto Memória de Macapá : Reunião de Jovens Amapaenses

Um registro raro, publicado por Beta Pampolha e compartilhado pela amiga Rita Goebal, na rede social, que reúne jovens de Macapá, nos anos 70, é destaque como nossa Foto Memória de hoje.
A legenda não informa o local nem o evento em foco.
Consultada pelo blog, a amiga Elizete Barbosa – que aparece nas imagens históricas - só lembra que esse evento foi a chegada de uma Miss de Belém, cujo nome não recorda, e que o local era ao lado da casa da Heiliana Picanço, amiga dela, e uma das filhas do ex-prefeito Heitor de Azevedo Picanço. Imóvel que, por muitos anos, foi residência oficial dos prefeitos da cidade. Em 1971, o prefeito nomeado era o Comandante João de Oliveira Côrtes.
A proximidade das datas e a informação da amiga Elizete, nos leva à hipótese, sem medo de erro, da miss em questão, ter sido a amapaense Orlandina Ferreira Mendes, eleita Miss Pará, em 1971, e que esteve em visita à Macapá, por ocasião daquele Certame de Beleza, quando foi homenageada pelo Círculo Militar de Macapá, conforme foto do acervo do jornalista Ernani Marinho, publicada no blog Porta-Retrato, em 28 de novembro de 2014.
Vale lembrar que a Orlandina, filha do pioneiro Ermídio Moises Mendes - que atuava na Divisão de Segurança e Guarda - é irmã do saudoso Miguelão e do amigo Mariano Mendes, que foi meu contemporâneo de escotismo na Tropa Veiga Cabral, e que hoje reside em Recife/PE.
Também foram identificadas no registro fotográfico, as senhoritas Fátima Serrano, Tereza Lourenço, Cleide Braga, Lurdinha Almeida, Tania Monteiro, entre outras.
Consultada a nosso pedido, Solange Sussuarana, reconheceu ainda, na fileira de baixo, a Wanda Ribeiro, Ciléia Menezes, Graça do Carmo, e atrás, a Heiliana Picanço.
Fonte: Memorial Amapá (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...