segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Foto Memória de Macapá: Evento Social do Rotary Clube de Macapá

Nossa Foto Memória de hoje, foi compartilhada com  o blog Porta-Retrato, pela amiga Eloiza Cavalcante, esposa do piloto e baterista de “Os Cometas”, Roberval Cavalcante.
Um registro fotográfico dos anos 50, de um evento do Rotary Clube de Macapá, tendo nas imagens o primeiro governador do Amapá, Janary Gentil Nunes, Dr. Mário de Medeiros Barbosa e o empresário Stephan Houat.
Fonte: Eloiza Cavalcante
DETALHES
Janary Nunes, governou o Amapá de Janeiro de 1944 a Fevereiro de 1956. Foi o construtor do Amapá. Natural de Alenquer, casou em primeiro matrimônio com Iracema Carvão Nunes (in memoriam) e em segundo matrimônio com a irmã de Iracema, Alice Déa Carvão Nunes. Sua vida é cheia de trabalhos prestados ao país.
De 1956 a 1959, exerceu a presidência da Petrobrás, colaborando no Plano de Desenvolvimento e Ampliação da empresa, no período de governo de Juscelino Kubitschek. Em 1960 é nomeado embaixador plenipotenciário e extraordinário do Brasil na Turquia.
Deve-se a Janary a construção dos primeiros prédios escolares (Colégio Amapaense, Instituto de Educação, Escola Alexandre Vaz Tavares, da Rádio Difusora de Macapá, da Residência Governamental, da Praça Barão do Rio Branco, da Praça Veiga Cabral etc).
Leia mais: https://amapaemdestaque.webnode.com.br/historia/administradores/
Dr. Mário de Medeiros Barbosa, foi um dos pioneiros da Saúde no Amapá. Ocupou vários cargos importantes na administração do ex-Território Federal do Amapá. Executou trabalhos sociais voluntários em clubes de serviços como o Rotary Clube de Macapá.
O empresário Stephan Houat, um dos pioneiros do Amapá, era libanês de nascimento e amapaense de coração. Chegou ao Brasil em 1947, pelo Rio de Janeiro em companhia de seu irmão Abdallah; depois foi para Belém-PA, assumiu a gerência das atividades de seu pai e inaugurou uma casa de comércio em sociedade com seu irmão Abdallah em 1948, no mercado de São Brás, aí permanecendo três anos. Chegou ao Amapá, em maio de 1949, dando início a sua atividade comercial, sempre de sociedade, com seu irmão.
Primeiro com uma banca na Doca da Fortaleza e, depois, numa loja pequenina, construída de madeira e coberta de cavacos, no local onde depois funcionou a loja Beiruth N'América, na qual exibia tecidos de lindas padronagens.
Foi presidente da Associação Comercial do Amapá; participou da criação do Clube dos Diretores Lojistas. Foi um desportista atuante. Foi Presidente da Federação Amapaense de Desportos; da Federação Amapaense de Natação; da Federação de Futebol de Salão, além de Fundador do Aeroclube de Macapá.
Em 1969, foi eleito Vereador pelo Município de Macapá, e empossado em 1970.
Foi Membro do Rotary Clube de Macapá, atuando em diversos Conselhos.
Stephan Houat, faleceu em São Paulo, em 19/10/1990 de um enfarte fulminante, quando participava de um evento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...