terça-feira, 26 de maio de 2015

Foto Memória de Macapá: Ponte da Rua Cândido Mendes

Estou reeditando e repaginando um post publicado em 14 de outubro de 2010, com imagens da antiga ponte da Rua Cândido Mendes, sobre o Igarapé da Fortaleza, em Macapá.
E hoje estaremos juntando às imagens já publicadas, uma primorosa relíquia histórica, que nos foi compartilhada pelo amigo Márcio José Andrade da Silva, filho do casal amigo, Derossy & Maria Lúcia, que têm nos apresentado um rico acervo fotográfico sobre a Macapá antiga:
Um "click" providencial de Derossy Araújo, através de sua máquina Kapsa, nos permite, visualizar essa imagem histórica da passagem do primeiro ônibus de Macapá, o "Caixa de Cebola" de propriedade do pioneiro Francisco Severo de Souza(Seu Assis), na velha ponte, em madeira, da Rua Cândido Mendes, sobre o antigo Igarapé da Fortaleza, hoje Canal da Mendonça Jr.
Esta foto, da mesma época, mostra, em outro ângulo, imagem da ponte da Cândido Mendes, sobre o antigo Igarapé da Fortaleza, hoje Canal da Mendonça Jr.
Nesta terceira imagem da Ponte da Cândido Mendes, na Doca da Fortaleza, sobre o antigo Igarapé, vemos destacados, os guias de pneus que eram usados antigamente, para os carros passarem em cima.
Isso evitava que as peças atravessadas ficassem desalinhadas.
(Post reeditado e repaginado em 26/05/2015)

Um comentário:

  1. O estabelecimento que se vê na primeira foto, é a Casa Potiguar, na época ainda de madeira. No mesmo local foi construído um prédio em alvenaria ainda como Casa Potiguar que posteriormente foi a farmácia Central. Insisto em afirmar que o ônibus da foto não era o "Caixa de Cebola". Esse onibus pertenceu a um membro da minha familia, Transportava pessoas que iam ou vinham da estrada de ferro. Depois foi usado na cidade com o nome de "Viação Quebra galho". Luiz Neto

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...