segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Banda de Música da antiga Guarda Territorial de Macapá

(Foto: Reprodução de arquivo)
Membros da Banda de Música da antiga Guarda Territorial, desfilam no pátio interno do Guartel do Exército Brasileiro, na Av. Pe. Júlio Maria Lombaerd, em Macapá.
Após a criação do Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943, o Governo Federal criou a Guarda Territorial para manter a ordem e segurança pública. Em 1948, o então governador do Território - Capitão do Exército Brasileiro Janary Gentil Nunes - criou a Banda de Música da Guarda Territorial para servir aos eventos cívicos, religiosos e militares, com o efetivo de 16 guardas músicos. Sua primeira apresentação foi realizada na Fortaleza de São José de Macapá, no dia 5 de Setembro de 1948, dia da Raça. A Banda de Música desfilou perante a comunidade e as autoridades presentes. A Banda de Música da Guarda Territorial teve como seu primeiro Mestre, o inspetor músico de nível quatorze o Sr Berilo dos Santos Ribeiro. A mesma não possuía quadro próprio e era incorporada nas fileiras da Guarda Territorial.
Em 21 de abril de 1985, com a criação do Quadro da Banda de Música, a referida Banda se apresentou no Quartel Plácido de Castro da Polícia Militar do Amapá, com o efetivo de trinta e sete componentes, tendo como Mestre o 2° Sargento Policial Militar Músico Raimundo de Nazaré Maciel Tavares, com as presenças do Governador Annibal Barcellos – Capitão de Mar e Guerra da Marinha Brasileira e o Comandante da Polícia Militar do Amapá – Tenente Coronel Jorge Borges Calado. A tropa desfilou encerrando a solenidade com o Dobrado Batista de Melo, em homenagem ao Patrono das Polícias Militares – Joaquim José da Silva Xavier.
Ouça, abaixo, o Dobrado Batista de Melo

Em 1994, com o remanejamento foi aumentado o efetivo para quarenta e seis componentes e a criação do Quadro de Oficiais PM Músicos.
Em 1996, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Amapá, era composta por um Regente, o então 2° Tenente Policial Militar Músico Antônio dos Santos Andrade; um Mestre de Música – Subtenente Policial Militar Músico Feliciano Costa Nunes; dez primeiros sargentos PM, doze segundos sargentos PM, quatorze terceiros sargentos PM e oito cabos PM.
Já passaram por esta Banda de Música os seguintes Regentes: 2° Tenente EB Clodomiro Martins; Inspetor Pedro da Silva Santos; Capitão do Exército Brasileiro RR Emídio Matos Gaspar; 2° Tenente Músico José do Carmo Sampaio. Capitão PM Jesus Maria Leite Antunes Coelho.
A Banda de Música do Estado do Amapá cumpre extenso programa de apresentações em locais públicos em todo Estado do Amapá e sempre recebe especial atenção da população, contribuindo para que em seus 61 anos de existência tenha recebido menções honrosas.
(Repaginado em outubro/2012)

6 comentários:

  1. Que bom revermos a nossa Furiosa através de fotos e fatos da sua história, página importante da história do Amapá.

    ResponderExcluir
  2. Alguêm saberia me informar sobre um ex músico dessa banda, de sobrenome Araújo?

    ResponderExcluir
  3. Se possível, respondam para "Ventura Mário José", no facebook.

    ResponderExcluir
  4. O mestre de música mencionado acima, Feliciano Costa Nunes é meu pai, infelismente não se encontra mais entre nós.

    ResponderExcluir
  5. Meu pai, na primeira foto, com a tuba na fileira da direita, óculos escuros, orgulho do meu coroa

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...