terça-feira, 19 de março de 2013

Encontro de Pioneiros do Amapá


Foto, presumivelmente, dos anos 50, registra o encontro em uma procissão, do Dr. Amilcar da Silva Pereira e do Sr. João Batista de Azevedo Picanço, mais conhecido na cidade como "Tio Joãozinho".
O Dr. Amilcar da Silva Pereira exerceu inúmeras funções desde que chegou ao Amapá em 1946, foi Diretor do Posto Médico do Município de Oiapoque.
No ano seguinte, transferiu-se para Macapá, passando a exercer a Medicina nas diversas áreas da antiga Divisão de Saúde, destacando-se como: Chefe de Serviço de Pediatria do Hospital Geral de Macapá; Diretor do Posto de Puericultura Iracema Carvão Nunes; Professor no Colégio Amapaense, exercendo posteriormente o cargo de Diretor do Colégio; participou da fundação do Centro de Estudos Dr. Lélio Silva, órgão oficial da Sociedade Médica do Território do Amapá; integrou a Comissão Científica, na condição de Presidente, tendo como membros os doutores Mário Medeiros Barbosa e Carlos Alclepíades de Lima. 
Em 1954, respondeu pelo cargo de Secretário Geral, ratificado em 10 de julho do mesmo ano. Assumiu o cargo de Governador do Território em 2 de fevereiro de 1956, substituindo o Capitão Janary Gentil Nunes, nomeado para a Presidência da Petrobrás, tendo como Secretário o Sr. Pauxy Gentil Nunes.
Em 1958 foi eleito Deputado Federal pelo Amapá.
Representou o Amapá de 1958 a 1962 e, ao término de seu mandato, solicitou sua remoção para o Ministério da Saúde, não mais retornando ao Amapá. 

Dr. Amilcar da Silva Pereira faleceu no dia 27 de fevereiro de 2012, às 11h50min, na cidade do Rio de Janeiro.

O Sr. Joãozinho Picanço foi o primeiro Tesoureiro do ex-Território Federal do Amapá, função essa que corresponderia hoje ao de Secretário de Estado de Finanças.
Foi também Vereador, e Tesoureiro da Prefeitura de Macapá na gestão do major Moisés EIiezer Levy.
"Tio Joãozinho" teve uma participação importante na construção do Estado do Amapá e faz parte da galeria dos homens ilustres daquela unidade da Federação Brasileira.
(Foto gentilmente cedida pelo amigo Paulo Tarso Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...